Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeitura de Indaiatuba dá início ao projeto piloto de aulas de Skate na segunda-feira (18)

  • Publicação: 15/10/2021 09:38h
  • Redator(es): Fábio Alexandre
  • Release N.º: 1250

Foto

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, dá início na próxima segunda-feira (18) ao projeto piloto de aulas de Skate. No total, serão seis turmas de diferentes faixas etárias, com aulas realizadas no Skate Park, localizado na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, no Jardim Esplanada. Para participar, não é preciso ter skate, uma vez que o equipamento será emprestado aos alunos, assim como materiais de proteção como capacete, joelheira e cotoveleira.

“O projeto piloto surgiu da crescente procura da população pela pista de skate. Assim, atenderemos neste primeiro momento um total de 60 alunos, com idades entre 6 a 14 anos, que poderão aprender ou aprimorar suas técnicas no esporte”, comenta o secretário municipal de Esportes, Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos.

As aulas acontecerão às segundas e quartas-feiras. Na parte da manhã, alunos de 6 a 8 anos participam das aulas das 8h10 às 9h10. Alunos de 9 a 11 anos, das 9h20 às 10h20. Alunos de 12 a 14 anos, das 10h30 às 11h30. Na parte da tarde, alunos de 12 a 14 anos terão aula das 14h10 às 15h10, alunos de 9 a 11 anos das 15h20 às 16h20, e alunos de 6 a 8 anos, das 16h30 às 17h30.

Os instrutores serão Claudio Meireles de Jesus, conhecido como Cobra, e Felipe Novaes, que serão acompanhados por Giovanni Fernandes Vieira, profissional de Educação Física da Secretaria Municipal de Esportes. “O projeto é voltado para iniciantes, aqueles que nunca andaram de skate, e também para aqueles que já possuem uma base, mas querem aprimorar suas técnicas”, enfatiza Cobra, que começou a andar de skate aos 14 anos de idade e hoje, com 47 anos de vida, mantém seu amor pelo esporte. Também é presidente da Associação de Skatistas de Indaiatuba (ASKIN).

“Todos os dias, começamos a aula com aquecimento físico e partimos para as técnicas de skate. Em poucos dias, os iniciantes já estão se equilibrando no equipamento. Depois disso, é melhorar a cada dia”, destaca o instrutor. “Mas também ensinaremos um pouco da história do esporte, como montar seu skate e respeitar as normas do Skate Park, já que andar em uma pista é muito diferente de andar nas ruas”.

Para quem não possui os equipamentos necessários, a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, colocará à disposição 20 skates com equipamentos de proteção como capacete, joelheira e cotoveleira, todos constantemente higienizados. “Queremos que todos tenham a chance de participar e treinar”, ressalta Marquinhos.

Inscrições

As inscrições acontecem no Skate Park e é necessária a presença do pai ou responsável da criança ou adolescente. “Começaremos com dez alunos por turma, mas se a demanda crescer, podemos organizar novos dias e horários. Tudo dependerá da procura da população”, enfatiza Cobra. Os protocolos para combate à Covid-19 serão respeitados, como o uso de máscara, aferição de temperatura, higienização das mãos e distanciamento (atividades coletivas estão liberadas).

O instrutor afirma que a procura pelo Skate Park nesta faixa etária dos 6 aos 14 anos aumentou muito, principalmente depois que a skatista Rayssa Leal, de apenas 13 anos, conquistou a medalha de prata nas Olímpiadas de Tóquio. “Frequento o Skate Park há anos e desde as Olímpiadas, percebi um aumento muito grande no número de praticantes de skate. Não apenas de Indaiatuba, mas de cidades da região também. Isso é muito gratificante”, aponta o instrutor.

Para o futuro, a Secretaria Municipal de Esportes espera montar uma equipe para participar de eventos oficiais. “Atualmente, temos em nossa equipe cinco skatistas de Vertical (half pipe) e cinco de Street. Estamos descobrindo novos talentos. O intuito agora é formá-los e oferecer a chance de se tornarem atletas profissionais”, destaca Cobra.

As inscrições começam na segunda-feira (18), diretamente no Skate Park de Indaiatuba, com os professores. Mais informações pelo telefone (19) 3834-7472. O Skate Park de Indaiatuba fica na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, no Jardim Esplanada.


Fotos


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba