Projetos da Secretaria de Esportes retomam gradualmente suas atividades no dia 18

Alunos já cadastrados estão sendo contatados; aulas terão 50% da capacidade
13/10/2021 14:49h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Após 18 meses, os projetos comandados pela Secretaria Municipal de Esportes retornam gradualmente às atividades na próxima segunda-feira, 18 de outubro. Neste primeiro momento, estão sendo convocados os alunos já cadastrados no Esporte Cidadão (voltado ao público de 6 a 14 anos), Juventude Esportiva (15 a 21 anos) e Departamento de Lazer (16 anos até 3ª Idade). Novos cadastros serão abertos em fevereiro de 2022.

“Após um ano e meio sem atividades nestes três projetos que são os pilares de nossa secretaria, o Esportes está voltando de forma gradual, com o intuito de oferecer à nossa população a possibilidade de realizar uma atividade física com toda a segurança dos protocolos estabelecidos pela nossa equipe, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde”, comenta o secretário municipal de Esportes, Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos.

Nesta primeira etapa, a retomada atende os alunos já cadastrados no Esporte Cidadão, Juventude Esportiva e Departamento de Lazer, com turmas com 50% de sua capacidade total. “Todos estão sendo contatados e já realizamos, inclusive, uma reunião de pais para orientação destes novos protocolos”, destaca o secretário-adjunto de Esportes, Guilherme Bergamo.

O debate para elaboração dos protocolos acontece há mais de dois meses, em um comitê criado com profissionais das secretarias de Esportes e Saúde, que trabalharam em conjunto com o Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19. “Esta integração foi importante, para chegarmos não somente a um novo protocolo, mas também para estabelecermos a parte pedagógica, que é muito importante neste retorno”, enfatiza Guilherme.

Núcleos

Os novos protocolos abrangem ainda detalhes de cada núcleo comandado pela Secretaria Municipal de Esportes. “Cada espaço tem sua particularidade, por isso, estamos elaborando protocolos específicos”, destaca o secretário-adjunto. “O intuito é garantir a segurança e tranquilidade da população e da nossa equipe de colaboradores, para que tenhamos um retorno gradual e tranquilo às atividades”.

Esta primeira etapa do retorno às atividades será reavaliada quinzenalmente. “Esta volta também irá nos oferecer referências para o retorno total das atividades em 2022. Por isso, contamos com o apoio dos alunos e de seus pais para o atendimento ao estabelecido nos protocolos”, aponta Guilherme.

Além das particularidades de cada núcleo, todos funcionarão com os protocolos que se tornaram padrão neste retorno às atividades e envolvem o uso de máscara, aferição de temperatura, higienização das mãos e distanciamento (atividades coletivas estão liberadas).

Vale destacar que o retorno é facultativo, ou seja, quem não voltar agora, não perde a vaga para 2022. “Além disso, quem já estava cadastrado em um dos projetos e não fez o Recadastramento ou não recebeu a ligação de nossa equipe, pode procurar o núcleo mais próximo de sua residência para obter mais informações”, informa o secretário-adjunto.

Apoio

Durante os primeiros 18 meses de pandemia da Covid-19, 85 funcionários da Secretaria Municipal de Esportes atuaram na linha de frente no combate à doença, auxiliando a Secretaria Municipal de Saúde nas mais diversas funções. Por isso, no último dia 1º de outubro, a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde e com apoio do Grupo UniEduK, realizou o evento Podium da Vida, em homenagem a estes funcionários.

A iniciativa da Secretaria de Saúde foi criada para reconhecer os esforços dos profissionais da Secretaria de Esportes, que durante a pandemia apoiaram os trabalhos realizados em Unidades Básicas de Saúde, farmácias, hospitais e na campanha de vacinação da Covid-19, em serviços de atendimento, administrativos, logísticos, entre outras funções.

Além disso, a Secretaria Municipal de Esportes também manteve regularmente suas Aulas Virtuais para modalidades dos projetos Esporte Cidadão, Juventude Esportiva e Departamento de Lazer, com o objetivo de oferecer à população atividades adaptadas, que pudessem ser realizadas em casa. Você pode conferir mais em www.indaiatuba.sp.gov.br/esportes/aulas-virtuais/.

Para mais informações, ligue para (19) 3834-7472 ou envie e-mail para esportes@indaiatuba.sp.gov.br. A Secretária Municipal de Esportes fica na Rua Miguel Domingues, 790, Jardim Regina.

• Redator(es): Fábio Alexandre