Inscrições abertas para o 17º Prêmio Literário Acrísio de Camargo - Nova Geração

Participantes podem enviar trabalhos nas modalidades Conto, Crônica ou Poesia
08/10/2021 14:35h

Foto: Divulgação/RIC-PMI

Com o objetivo de divulgar o nome do autor da letra do Hino de Indaiatuba e incentivar a produção literária local, estão abertas as inscrições para o 17º Prêmio Literário Acrísio de Camargo – Nova Geração. O Edital de Participação e a Ficha de Inscrição já estão disponíveis no site da Prefeitura de Indaiatuba até o dia 8 de novembro (confira o link abaixo).

“Desde 2018, o Prêmio Literário Acrísio de Camargo é voltado para jovens escritores entre 15 a 29 anos (conforme estabelece o Estatuto da Juventude), residentes em Indaiatuba, uma vez que o intuito é revelarmos novos talentos da literatura local”, explica a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “Continuamos neste formato, pois acreditamos em oferecer a estes jovens escritores um espaço para apresentarem seus trabalhos”.

Os participantes poderão inscrever até três obras em cada uma das modalidades do concurso: Conto, Crônica ou Poesia. Todas devem ser obrigatoriamente inéditas, não publicadas e não participantes de nenhum outro concurso literário nacional ou internacional. Aos menores de 18 anos será exigida autorização do pai ou responsável, disponível para preenchimento em área específica da Ficha de Inscrição.

Os trabalhos serão julgados por profissionais da literatura, cujos nomes serão mantidos em sigilo até a solenidade de entrega dos prêmios. Todos receberão os textos inscritos sem a identificação dos autores. Três obras de cada modalidade serão selecionadas pela Comissão Julgadora, sendo que cada artista receberá o prêmio de R$ 3.000 para o primeiro lugar, R$ 2.000 para o segundo e R$ 1.000 para o terceiro.

Além das escolhas mencionadas, poderão ser indicadas outras três Menções Honrosas em cada modalidade. Os vencedores serão anunciados dia 1º de dezembro no site da Prefeitura de Indaiatuba. A entrega de prêmios e certificados será definida em data, horário e local a serem divulgados futuramente.

Homenageado

Nascido em 1899 em Jundiaí, Acrísio de Camargo morou em Indaiatuba, onde iniciou os estudos. Trabalhou como farmacêutico, mas foi nas artes que ganhou maior notoriedade, dedicando-se à poesia sertaneja, à pintura, folclore, teatro e radialismo.

Escreveu comédias teatrais, inúmeros poemas e pintou mais de 100 quadros. O Hino de Indaiatuba, com letra sua e melodia de Nabor Pires de Camargo, foi elaborado em 1930 a pedido do major Alfredo Camargo da Fonseca, prefeito de Indaiatuba na ocasião em que foi comemorado o 1º centenário de elevação de Indaiatuba a freguesia.

A contribuição do poeta para o desenvolvimento cultural do município é lembrada com a realização deste Concurso Literário Acrísio de Camargo, promovido anualmente pela Secretaria Municipal de Cultura.

17º Prêmio Literário Acrísio de Camargo – Nova Geração

Inscrição com envio de documentos e obras: 8 de outubro a 8 de novembro

Divulgação dos contemplados: 1º de dezembro

Inscrições: www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura/concursos/premio-literario-acrisio-de-camargo/