A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeitura reforça serviço de limpeza urbana com tecnologia de capina a vapor

Equipamento será utilizado no bairro Cidade Nova
08/10/2021 10:04h


Foto: Eliando Figueira RIC/PMI
Prefeitura reforça serviço de limpeza urbana com tecnologia de capina a vapor

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente iniciou nesta semana uma novidade para otimizar o serviço de limpeza urbana do município: a capina a vapor. O sistema implantado em parceria com a Corpus Saneamento e Obras é livre de produtos químicos e herbicidas, o que o torna uma solução ambientalmente correta no controle de ervas daninhas e plantas invasoras que crescem em sarjetas e calçadas. Inicialmente, a novidade atenderá a região do bairro Cidade Nova.

O prefeito Nilson Gaspar (PMDB) explicou que essa tecnologia é uma alternativa muito eficiente e ecológica no controle de pragas que crescem nas vias públicas. “É uma forma sustentável e ambientalmente correta de fazer a capina, usando apenas o vapor quente. A cidade fica limpa e ainda cuidamos do meio ambiente”, argumentou.

O equipamento usa água livre de sais minerais que passa por um tratamento com carvão ativado. Essa água é aquecida através de um queimador e transformada em vapor, cuja produção é capaz de suportar a operação continuamente sem interrupções.

Utilizando os aplicadores específicos para o serviço, o contato do vapor a 140°C realiza uma ação de capina térmica, ou seja, "mata" o mato somente com a elevação de temperatura. Um pequeno reservatório de água é suficiente para operar dois turnos, com produção média de quatro quilômetros por turno.

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 1199

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba