Relações Institucionais

 

Notícias

Corporação Villa-Lobos traz adaptação de Pedro e o Lobo no Dia das Crianças

  • Publicação: 07/10/2021 12:58h
  • Redator(es): Fábio Alexandre
  • Release N.º: 1211

Foto

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A Banda Sinfônica da Sociedade Mantenedora da Corporação Musical Villa-Lobos apresenta na próxima terça-feira, 12 de outubro, a partir das 16 horas, o concerto virtual A História de Pedro e o Lobo, em comemoração ao Dia das Crianças. A apresentação trará uma adaptação da composição Pedro e o Lobo, de autoria do russo Serguei Prokofiev, com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos. O evento conta com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

“Nesta peça, os temas musicais são precedidos de uma deliciosa narração (contando o enredo da história de Pedro), seguida pela execução da Banda Sinfônica onde cada personagem da história (o Pedro, o lobo, o avô, o passarinho, o pato, o gato e os caçadores) é representado por um instrumento diferente”, conta o maestro Samuel Nascimento de Lima.

Em Pedro e o Lobo, cada personagem é representado por um instrumento ou naipe da Banda Sinfônica e através de um tema musical característico. São eles: Pedro (tema desenvolvido por toda a Banda Sinfônica), o Pássaro (flauta), o Pato (oboé), o Gato (clarinete), o Avô (fagote), o Lobo (trompas) e os disparos dos Caçadores (percussão).

Enredo

Pedro é um garoto que vive com o seu avô no campo russo. Um dia, Pedro deixa a porta do jardim aberta, e o pato aproveita a oportunidade para ir nadar na lagoa. Logo, começa a discutir com um pequeno pássaro. O gato de Pedro aparece de repente e o pássaro voa para uma árvore alta.

O avô rabugento de Pedro o traz de volta para o jardim e fecha a porta, no caso de algum lobo vir. Pouco depois, “um grande lobo cinzento” sai do bosque. O gato sobe pela árvore, mas o pato, que saiu da lagoa, foi engolido pelo lobo.

Pedro vai buscar uma corda e passa por cima do muro do jardim para a árvore. Pede ao pássaro que voe em torno da cabeça do lobo, enquanto baixa a corda para prender o lobo pela cauda.

Os caçadores saem do bosque e disparam contra o lobo, mas Pedro os interrompe. No fim, pode-se ouvir o pato dizer “quack” no estômago do lobo, “porque o lobo tinha-o engolido vivo”.

Em algumas versões da história, o pato sai do lobo enquanto ele está pendurando na corda (e noutras ele sai de dentro de uma árvore, onde tinha se escondido). Junta-se então a todos para levar o lobo para o zoológico.

Autores

Serguei Prokofiev foi um compositor russo dos mais celebrados no século XX, mais conhecido por obras como o balé Romeu e Julieta, e as óperas O Amor das Três Laranjas e Guerra e Paz.

O arranjo é de James “Jim” Curnow, nascido em 17 de abril de 1943, é um compositor de música para bandas de concerto. Lecionou em escolas públicas, faculdades e universidades nos Estados Unidos. Também é compositor residente (emérito) no corpo docente da Asbury University em Wilmore, Kentucky.

Concerto virtual ‘A História de Pedro e o Lobo’

Com: Corporação Musical Villa-Lobos

Regência e produção: Samuel Nascimento de Lima e Tiago Roscani

Data: 12 de outubro

Horário: 16 horas

Local: www.youtube.com/channel/UC8l5Ahye1jz8qbFWuqRGO1g


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba