Corporação Musical Villa-Lobos apresenta concerto com obras vencedoras do Grammy

Trombonista Rafael Rocha e o trompetista Jessé Sadoc serão solistas
22/09/2021 16:01h

Foto: Divulgação

‘Grammy Award’ é o título do concerto virtual que a Banda Sinfônica da Corporação Musical Villa-Lobos (CMVL) apresenta no próximo sábado, dia 25, a partir das 20 horas, em seu canal no YouTube. No repertório, três obras premiadas pela Recording Academy dos Estados Unidos, com a participação de dois solistas convidados: o trombonista Rafael Rocha e o trompetista Jessé Sadoc. O evento conta com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

“Neste concerto virtual, a Banda Sinfônica da CMVL apresenta três obras do repertório norte-americano, cujos compositores ou intérpretes foram premiados pela Recording Academy – a Academia de Gravação, dos Estados Unidos – com o prêmio Grammy”, destaca o maestro Samuel Nascimento de Lima. A primeira cerimônia do Grammy, vale destacar, aconteceu em 4 de maio de 1959.

‘Swing from American Dances’, composição de Robert W. Smith baseada no jazz americano, estilo tradicional das big bands muito populares nas décadas de 1930 e 1940, é uma suíte em três movimentos, originalmente composta para o Boston Pops Brass. Cada movimento desta suíte apresenta um estilo de música popular norte-americana.

De Irving Gordon, ‘Unforgettable’ é uma inesquecível canção gravada em 1951 por Nat “King” Cole, que ganhou o prêmio de Canção do Ano no 34º Grammy Awards em 1992, com a regravação de Natalie Cole para o grande sucesso originalmente interpretado pelo seu pai.

A gravação original de Nat Cole foi incluída no Grammy Hall of Fame em 2000. “Nesta obra, teremos as participações especiais de dois renomados músicos brasileiros: o trombonista Rafael Rocha e o trompetista Jessé Sadoc”, conta o maestro.

Convidados

Rafael Rocha é trombonista, compositor e arranjador. Filho do maestro Vanderlei Rocha, seu interesse pela música começou na infância. Como trombonista ou arranjador, participou de gravações e shows com artistas como Ivan Lins, João Bosco, Chico Buarque, Rosa Passos, Ivete Sangalo, Roberto Menescal, Maria Rita, Carlinhos Brown, Zélian Duncan, João Donato, Hamilton de Holanda, Raul de Souza, Carlos Lyra, Dori Caymmi, Anitta, Ludmilla, Silva, Bibi Ferreira, Melim, Daniel Jobim, Duduka da Fonseca, Maucha Adnet, Arthur Maia, Celso Fonseca, Chico Pinheiro, Diogo Nogueira, Antônio Adolfo, Jaques Morelenbaum, Mauro Senise, Yamandú Costa, Ricardo Herz, André Mehmari, Torcuato Mariano, Lula Galvão, Jorge Helder, Edu Ribeiro, Gabriel Grossi, Jessé Sadoc, André Vasconcellos, Rafael Barata e Ademir Jr, além dos norte-americanos Bob Mintzer e Michael Davis, o francês Baptiste Herbin, entre outros.

Jessé Sadoc é um trompetista, arranjador e compositor carioca, que atua profissionalmente desde 1987 e já colaborou com inúmeros artistas da MPB como Djavan, Ed Motta, João Bosco, Marcos Valle, Chico Buarque, Caetano Veloso, Guinga, João Donato, João Bosco e Lenine.

Participou de centenas de gravações e conta com uma trajetória de shows e apresentações no Brasil e no exterior. Sadoc é também músico da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro há 22 anos e membro da Art Metal Quinteto. Seu primeiro disco solo, ‘O Som de Casa’, foi lançado em 2016.

“Encerrando o repertório do concerto virtual, ‘Salute to American Jazz’ é do mestre dos arranjos de jazz, Sammy Nestico, que nos deixou em 17 de janeiro deste ano, e faz uma homenagem à forma de arte mais notável da música norte-americana com este arranjo para banda de concerto”, afirma Samuel.

Quatro estilos distintos na história do jazz americano são representados neste arranjo com ‘Night in Tunisia’, de Dizzy Gillespie; ‘St. Louis Blues’, de WC Handy; ‘It Don't Mean a Thing’, de Duke Ellington; e ‘Birdland’, do Weather Report.

Repertório

1) Swing from American Dances, por Robert W. Smith

2) Unforgettable, por Irving Gordon (Arranjo: Toshio Mashima)

3) Salute to American Jazz, por Sammy Nestico