Orquestras didáticas da Camerata Filarmônica apresentam o concerto Latinidades

Ingresso deve ser trocado por um quilo de alimento no Centro de Convenções
21/09/2021 10:18h

Foto: Lillian Larangeira
Orquestras didáticas da Camerata Filarmônica apresentam o concerto Latinidades

Latinidades é o título do primeiro concerto presencial com as orquestras didáticas mantidas pela Associação Camerata Filarmônica de Indaiatuba (Acafi) na temporada 2021, que acontece no próximo sábado (25), a partir das 20 horas, no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano). As orquestras Jovem e Aprendiz trarão como repertório obras brasileiras e da América Latina, de compositores como César Guerra-Peixe, Clarice Assad, Sivuca, Carlos Cruz, Carlos Gardel e Astor Piazzolla. Os ingressos são limitados e devem ser trocados por um quilo de alimento não perecível no Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachela, das 8h às 17h.

A Camerata Filarmônica Aprendiz será regida pelo maestro Alexandre Cruz e terá como solista o aluno de flauta Marcos Maldonado em uma das obras do repertório. Este projeto busca incentivar e valorizar a atuação dos alunos, criando a oportunidade para que possam atuar também como solista nos concertos.

A Camerata Filarmônica Jovem, sob regência da maestrina e diretora artística do projeto, Natália Laranjeira, traz ao programa, além das músicas brasileiras, um repertório em homenagem aos 100 anos do compositor argentino Astor Piazzolla. Além das orquestras, dois grupos de câmara formados por alunos dos projetos farão participações especiais: o Trio de Flautas e o Quarteto Ambiel. A coordenação pedagógica é de Sabrina Passarelli.

Estreia

O concerto terá como destaque a primeira execução, ao vivo, de Três Pequenas Variações no Estado de São Paulo. Criada em 2020, a música tem autoria de Clarice Assad, compositora indicada ao Grammy com mais de 70 obras e que teve suas criações interpretadas por grandes orquestras do mundo, como a Orquestra Sinfônica de São Paulo, Boston Youth Orchestra, Orquestra da Filadélfia, Tokyo Symphony, Queensland Symphony, entre outras.

Como solistas de suas obras, destacam-se a percussionista Evelyn Glennie, o violoncelista Yo-Yo Ma, a violinista Nadja Salerno-Sonnenberg e o oboísta Liang Wang. Como intérprete, Clarice dividiu o palco com artistas como Bobby McFerrin, Anat Cohen, Nadia Sirota, Paquito D'Rivera, Tom Harrell, Marilyn Mazur e Mike Marshall, entre outros

Educadora apaixonada, em 2015 fundou o VOXploration, um programa pioneiro e premiado que apresenta uma abordagem criativa, divertida e acessível à educação musical por meio de experiências interativas significativas.

Clarice Assad é bacharel em música pela Roosevelt University em Chicago, Illinois, e mestre em música pela University of Michigan School of Music, onde estudou com Michael Daugherty, Susan Botti e Evan Chambers.

Para as temporadas de 2022 e 2023 já possui encomendas de novas obras pela Camerata Pacifica, Music Accord, League of American Orchestras, Oregon Symphony, Saint Paul Chamber Orchestra, LA Phil, Chamber Music America, Fry Street Quartet, San Jose Chamber Orchestra e Philadelphia Orquestra.

Vale destacar que são obrigatórios o uso de máscara e o respeito ao distanciamento durante toda a atração. O Centro Cultural Hermenegildo Pinto terá sua capacidade reduzida para 110 lugares. O concerto tem apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, patrocínio da Mann+Hummel e Tuberfil, e realização da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo do Governo Federal.

...serviço...

Concerto Latinidades

Com: Camerata Filarmônica Jovem e Camerata Filarmônica Aprendiz de Indaiatuba

Data: 25 de setembro