Relações Institucionais

 

Notícias

Indaiatuba é classificada com resultados acima da média entre os 645 municípios paulistas

  • Publicação: 20/09/2021 16:22h
  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 1122

Foto

Foto: Arquivo - Eliandro Figueira RIC/PMI

Indaiatuba está classificada com resultados acima da média entre os 645 municípios paulistas. Os indicadores foram enviados pelo Governo do Estado de São Paulo através do documento “Gestão por evidências e foco nos resultados”. Os dados disponibilizados pelo Estado podem ser conferidos no site www.parceriasmunicipais.sp.gov.br.

O município se destacou nas áreas prioritárias que englobam Educação, Saúde e Segurança. Também atingiu resultados acima da média estadual em coleta de resíduos domiciliares, tratamento de resíduos sólidos, abastecimento de água, atendimento de esgoto e internações por condições sensíveis à atenção básica. Já para os indicadores de homicídios, furtos e roubos e acidentes de trânsito com vítima, o município fica abaixo da média do Estado.

A iniciativa faz parte do Programa Parcerias Municipais e tem como objetivo auxiliar os gestores nas tomadas de decisões, além de informar sobre os principais instrumentos de parcerias Estado – Município.

O prefeito Nilson Gaspar ressaltou que administrar uma cidade do porte de Indaiatuba é uma grande responsabilidade e é necessário seriedade, transparência e planejamento. “Buscamos inovar e aplicar o que há de melhor em gestão pública para que possamos obter cada vez melhores resultados. Para nós o sucesso é medido pela qualidade dos serviços públicos que oferecemos e o cuidado que a Prefeitura tem com a população”.

Educação

A educação de Indaiatuba apresenta indicadores acima da média do estado da creche ao ensino fundamental II.O atendimento das crianças de 0 a 3 anos em creches do município é 66,1% maior que a média estadual. Na pré-escola, que atende crianças de 4 e 5 anos, Indaiatuba ficou com a primeira posição no indicador entre as outras 645 cidades paulistas. Em 2020 o atendimento a esta faixa etária foi 100% maior que a média estadual e a variação no número de matrículas correspondeu a 18,2% de crescimento nos últimos dez anos.

Outro destaque é o Ideb (Indice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 7.4 no Ensino Público, o qual também alavanca nota maior que a média estadual.

Saúde

Em 2019 a taxa de mortalidade infantil de Indaiatuba foi igual a 7,7 por mil nascidos, sendo menor que a média estadual. Entre 2009 e 2019 a taxa do município caiu 13,9% e ficou melhor que a média da redução nas cidades paulistas.

Segurança

Em 2020, a Segurança Pública de Indaiatuba foi destaque entre as cidades do Estado de São Paulo. O munícipio foi o único da RMC (Região Metropolitana de Campinas), com mais de 100 mil habitantes, dentre as 21 cidades paulistas premiadas pelo Programa Parcerias Municipais. Além do troféu, Indaiatuba conquistou um convênio de R$ 350.000,00 pela melhor performance em promover ambientes menos suscetíveis a roubos.

Em 2021 a Segurança Pública de Indaiatuba, pelo segundo ano consecutivo, foi finalista do Programa Parcerias Municipais. Neste ano o projeto de integração do COI (Centro de Operações e Inteligência) com o programa Vizinhança Solidária ficou entre os 32 cases classificados, considerando a comprovação de resultados, a replicabilidade e o caráter inovador. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo e reuniu 723 práticas inscritas por 224 cidades paulistas.

Programa Parcerias Municipais

O Parcerias Municipais foi lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo (SDR) em junho de 2019 com o objetivo de unir esforços com os municípios para reduzir as desigualdades regionais em três áreas prioritárias – educação, saúde e segurança. A iniciativa está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e tem respaldo no Plano Plurianual do Governo do Estado para o quadriênio 2020-2023.

O objetivo do Programa Parcerias Municipais é apoiar e promover a cooperação entre municípios, organizações do terceiro setor e iniciativa privada para a mitigação dos principais problemas identificados. Para isso, a SDR disponibiliza uma equipe técnica que orienta e contribui para que as ações estabelecidas sejam efetivadas, fazendo com que as políticas públicas e os recursos financeiros e não financeiros cheguem de acordo com a necessidade de cada município e não de maneira massificada e indiscriminada.


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba