Prefeitura retoma com a pesagem obrigatória dos beneficiários do Programa Bolsa Família

• Publicação: 20/09/2021 10:51h
  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Assistência Social informa que o Cadastro Único retomou com a pesagem dos beneficiários do Programa Bolsa Família. O prazo de retirada dos cartões da segunda pesagem do ano segue até 5 de novembro. A ação é obrigatória e se não realizada o benefício pode ser suspenso.

Os beneficiários do Programa Bolsa Família que possuem crianças de 0 a 7 anos e mulheres de 14 a 44 anos devem retirar os cartões no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo da residência ou no Paço Municipal.

Após a retirada do cartão é necessário ir a uma unidade de saúde com a carteira de vacinação, cartão do SUS e o cartão de pesagem. A própria unidade de saúde repassa os dados para a gestão do Programa Bolsa Família.

A gestora do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, Marcela Buono, informou que em 2019 Indaiatuba alcançou o índice de 92% do monitoramento na saúde. “Devido a pandemia a pesagem estava suspensa desde o início de 2020. Seguindo as orientações do Ministério da Cidadania, a pesagem deve ser retomada para que os beneficiários sejam monitorados e cumpram as condicionalidades exigidas do programa. Então é muito importante que os beneficiários, fiquem atentos aos prazos, façam a pesagem e evitem possível bloqueio do benefício”.

De acordo com os dados do cadastro único municipal 2.523 famílias devem realizar a pesagem nas Unidades de Saúde. A pesagem é realizada semestralmente e visa ampliar o monitoramento e aprimorar o serviço, aliando acompanhamento de condições de saúde. As famílias dentro do perfil recebem o comunicado da pesagem. É importante manter o cadastro atualizado para que as informações cheguem pelo correio.