Orquestra Sinfônica de Indaiatuba faz concerto presencial da série O Brasil e o Mundo

16/09/2021 12:09h

Foto: Felipe Gomes

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba realiza no dia 26 de setembro o segundo concerto da temporada O Brasil e o Mundo, que celebra a conexão de artistas mundiais e regionais. A apresentação Universo Clássico: Mozart e José Maurício Nunes Garcia acontece às 20h, na Sala Acrísio de Camargo, no CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), e recebe os solistas Adonhiran Reis e Gabriel Marin.

Wolfgang Amadeus Mozart e o Padre José Maurício Nunes Garcia habitaram universos muito diferentes, mas tinham um estilo clássico comum. Enquanto Mozart teve um marco na sua trajetória musical com a obra Sinfonia Concertante, escrita para violino, viola e orquestra, Nunes Garcia conseguiu a alcunha de 'Mozart Brasileiro', por ser um dos maiores nomes da música clássica nacional na primeira metade do século 19. Sua obra é majoritariamente sacra e para o espetáculo da Sinfônica será apresentada a Abertura em Ré, uma de suas poucas peças instrumentais.

O concerto tem direção artística e regência do maestro Paulo de Paula e conta com a participação de dois solistas na Sinfonia Concertante: o violinista Adonhiran Reis, que é professor de violino da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e tem presença garantida nos principais festivais do Brasil e exterior como França e Alemanha; e o violista Gabriel Marin, que já foi chefe de naipe das violas da OSB (Orquestra Sinfônica Brasileira) por seis temporadas além ter atuado em outras orquestras como as sinfônicas da Paraíba, Sergipe e Campinas e a Orquestre D'Auvergne, da França.

Como assistir

O concerto Universo Clássico: Mozart e José Maurício Nunes Garcia tem entrada gratuita, mas é preciso reservar os lugares por meio do preenchimento de um formulário online (confira abaixo). É possível reservar no máximo cinco entradas por pessoa das 300 disponíveis - devido à capacidade de público do teatro em número reduzido, em razão do Covid-19.

Vale lembrar que são obrigatórios o uso de máscara e o respeito ao distanciamento durante toda a atração. No dia do concerto, aqueles que quiserem contribuir podem fazer a doação de um litro de leite longa vida. O CIAEI fica na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.665, Jardim Regina.

Para quem não conseguir ingressos ou não puder comparecer na apresentação presencial, o concerto será transmitido no dia 30 de setembro, às 20h, no canal do YouTube da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba em www.youtube.com/orquestrasinfonicadeindaiatuba.

O Brasil e o Mundo

As nuances desta série se entrelaçam em um rico diálogo entre a música universal e a regional. Cada um dos três concertos mescla, de uma maneira muito própria, obras reconhecidas, pertencentes ao repertório clássico universal, com peças que transmitem e se reverenciam à cultura brasileira. Assim, o Brasil e o mundo são colocados em perspectiva por meio de uma experiência enriquecedora.

A viabilização desta temporada é fruto do reconhecimento do trabalho da Orquestra. Em novembro de 2020, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba recebeu o Prêmio Histórico de Realização em Música, do Governo do Estado de São Paulo. Estes recursos estão sendo investidos nos projetos deste ano, incluindo a série de apresentações O Brasil e o Mundo.

Além de Universo Clássico: Mozart e Padre José Maurício Nunes Garcia, integram este conjunto os espetáculos Bach e Villa-Lobos: de Mestre para Mestre, que aconteceu em agosto no formato online, e Erudito e Popular. A realização é da Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba (AMOJI), com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

...serviço...

O Brasil e o Mundo - Orquestra Sinfônica de Indaiatuba

Concerto: Universo Clássico: Mozart e José Maurício Nunes Garcia

Solistas: Adonhiran Reis (violino) e Gabriel Marin (viola)