Central de Libras da Prefeitura de Indaiatuba completa 65 atendimentos em dois meses de aplicabilidade

• Publicação: 15/09/2021 15:57h
  • Redator(es): Alyne Cervo

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Indaiatuba implantou no último mês a Central de Libras em todas as repartições públicas e na última segunda-feira (13) foi ampliada para toda a cidade, por solicitação do prefeito Nilson Gaspar. Nos 60 dias de aplicabilidade, o serviço foi procurado por 131 pessoas. Durante os atendimentos, foram registradas 66 desistências pelos munícipes e atendidas 65 pessoas pelas intérpretes. Neste número estão contabilizadas ligações por meio da Central de Atendimento da Prefeitura, acessos pelo site, pelo aplicativo ou por QR Code, a partir de celular com sistema operacional IOS ou Android.

Somente neste mês foram 65 pessoas buscaram o atendimento da Central de Libras, porém deste montante apenas 36 munícipes aguardaram o atendimento, tendo a desistência de 29 pessoas. A Central de Libras está funcionando em fase de teste no período de 100 dias para analisar a quantidade de procura e, assim, fazer os ajustes necessários para melhorar esse meio de comunicação destinado aos surdos e surdos-mudos.

O serviço conta com mais de 150 intérpretes. Para o acesso, basta apontar a câmera do seu celular para os cartazes com o QR Code distribuídos nos estabelecimentos comerciais, de serviços, industriais, entidades e serviços públicos do município, ou realizar o cadastro pelo aplicativo do Icom e pelo site clicando no ícone disponibilizado.

CENTRAL DE LIBRAS

A implantação da Central de Libras no município foi idealizada a partir da Lei nº 7.211, de autoria da vereadora Silene Carvalini. A Lei propõe a criação de uma Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Guias Intérpretes para surdos e surdos-mudos, a Central de Libras.