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Prefeitura de Indaiatuba amplia acessibilidade no serviço público

  • Publicação: 10/09/2021 15:19h
  • Redator(es): RIC/PMI
  • Release N.º: 1081

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Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A prefeitura de Indaiatuba iniciou processo de ampliação da acessibilidade tanto de serviços online quanto em espaços físicos. A prioridade do atendimento público é qualidade e atenção especial ao munícipe.

O Paço Municipal possui rampa para cadeirantes, elevador, alguns sinalizadores e funcionários treinados em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). Com o tempo a necessidade se ampliou e uma equipe de profissionais liderada pela Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação com apoio das secretarias de Administração e de Planejamento Urbano e Engenharia passou a traçar inovações.

Dentro das novidades planejadas estão o rebaixamento de guichês para que fique à altura dos cadeirantes, implantação de piso tátil e sinalização de solo para os atendimentos preferenciais. Os acessos existentes estão sendo revistos para facilitar ainda mais o tráfego de pessoas com deficiência.

Os estudos técnicos ainda levam em conta sinalizações internas e externas do pátio com rota acessível. Um mapa tátil também integra o projeto desenhado. A iniciativa prevê ainda otimizar a circulação nas áreas externas, implantar sinalização de emergência e facilitar o acesso ao pavimento superior nas proximidades da recepção. Essas adequações seguem normas específicas, legislações e o disposto na NBR (Norma Brasileira) 9.050.

Inovações

Os funcionários públicos que trabalham diretamente com o atendimento ao cidadão recebem treinamento e também passam por curso de Libras para auxiliar os surdos que procuram o serviço público

O site www.indaiatuba.sp.gov.br também está adaptado para a leitura para surdos. Um tradutor virtual está disponível no ícone “acessível em Libras” que ao acionado, traduz todos os textos para a Linguagem Brasileira de Sinais.

O sítio eletrônico passou por uma adaptação e modernização no início de 2021, onde os elementos ficaram ainda mais organizados e intuitivos. Um exemplo importante, é que ao entrar na página você pode se identificar com as abas “Cidadão”, “Empresa”, “Servidor” ou “Turista”, que facilita a navegação ou ainda fazer buscas pelo espaço de pesquisa. A Prefeitura estuda ainda outros recursos para facilitar o acesso para pessoas com outras deficiências.

Central de Libras

Parte integrante do Plano de Governo do prefeito Nilson Gaspar (MDB) e indicação da vereadora Silene Carvalini (PP), há um mês foi instalada a Central de Libras. A tradução ocorre por mediação entre um intérprete online acessível por meio do aplicativo ICOM, leitura de QR Code espalhados em cartazes ou ainda pelo site da Prefeitura. Por meio de um chamamento público, a empresa vencedora cedeu o serviço gratuitamente para o Poder Público fazer testes durante 100 dias. Nesses primeiros dias de funcionamento o resultado foi tão positivo que o prefeito determinou ampliação do serviço para todos os estabelecimentos dentro do perímetro do município, sejam ligados ou não à Prefeitura. Essa nova fase terá início na próxima semana.

Com os dados levantados, a Administração Municipal terá embasamentos técnicos para redação de um termo de referência e abrir uma concorrência pública mais adequada, transparente e assertiva para atender com qualidade a comunidade surda de Indaiatuba.


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