Prefeitura implanta Espaço Árvore em prédios públicos e novos loteamentos

Técnica de plantio beneficia tanto a árvore quanto o pavimento
02/09/2021 16:14h

Foto: Arquivo RIC/PMI
Prefeitura implanta Espaço Árvore em prédios públicos e novos loteamentos

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente dá andamento ao projeto Espaço Árvore em Indaiatuba. Neste Ciclo de 2021, o objetivo é realizar “Espaços Árvores” nos prédios públicos e em 10% da malha viária do município. Também conhecido como “calçada verde”, o projeto tem a finalidade de criar espaços que protejam e preservem a árvore, com uma demarcação específica que possibilita a adequação das raízes.

O Viveiro Municipal da Secretaria de Serviços Urbanos montou uma programação específica para realizar os plantios do projeto. Hoje, o município já conta com Espaço Árvore na calçada da Creche Antonio Frederico Ozanan, no Distrito Industrial; na Emeb Profª Francisca Lucinda Bueno; no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação); na Casa dos Conselhos; na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente; avenida Ferraz Bicudo; Parque Campo Bonito; avenida Nove de Dezembro, e avenida Soldado João Carlos de Oliveira Júnior.

O Espaço Árvore tem como medidas mínimas a largura de 40% da largura da calçada e o comprimento precisa ser o dobro da metragem da largura, sempre respeitando as medidas de passeio de pedestres que garantem a acessibilidade.

O secretário de Serviços Urbanos, Guilherme Magnusson, ressaltou que a finalidade de criar espaços como esse é de proteger e preservar a árvore, com uma demarcação específica para ela, o que possibilita que haja maior e melhor área para adequação das raízes. As vantagens são muitas, como o aumento da infiltração da água no solo; minimização dos problemas relacionados à impermeabilização do sol; retenção de resíduos e infiltração da água da chuva no solo; aumento da fixação da base da árvore; reabastecimento do lençol freático e ainda contribui para o embelezamento da cidade.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno