Festival de Rock Virtual de Indaiatuba 2021 tem inscrições abertas até o dia 3 de outubro

A banda Stupid venceu a edição 2020 do Festival de Rock Virtual
01/09/2021 14:20h

Foto: Divulgação/RIC

Estão disponíveis o Edital de Participação e a Ficha de Inscrição para o Festival de Rock Virtual de Indaiatuba 2021, promovido pela Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Como nos últimos anos, o evento compreenderá as seguintes etapas: Inscrição, Eliminatória, Final e Premiação. Para conferir o edital e preencher a inscrição, acesse www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura/concursos/festival-de-rock/. As inscrições acontecem até o dia 3 de outubro.

“Este é o segundo ano que promovemos o Festival de Rock de maneira virtual. No ano passado, tivemos ótimas bandas e composições, mostrando mais uma vez a qualidade dos músicos de Indaiatuba”, ressalta a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “Partimos então para mais uma edição virtual do festival, na esperança que, em 2022, possamos reencontrar o público com o retorno dos shows presenciais”.

O objetivo do Festival de Rock Virtual de Indaiatuba é assegurar a proteção dos direitos culturais da população durante a situação de emergência em saúde, em virtude das ações de combate à pandemia de Covid-19, assim como incentivar a composição e produção musical, revelando novos talentos.

Podem participar do Festival de Rock Virtual de Indaiatuba 2021: Solos, Duplas e Bandas do respectivo gênero e suas vertentes sediadas no município, sendo que cada participante, músico, compositor ou roadie poderá concorrer apenas com uma composição e/ou ficha de inscrição.

Para se inscrever na categoria Solo, o artista deve ser comprovadamente residente em Indaiatuba. Em Dupla, pelo menos um dos integrantes deve residir no município. Para a Banda, esta obrigatoriedade é válida para 50% de seus integrantes. No caso de compositores, ao menos um dos autores da música concorrente deverá ser comprovadamente residente em Indaiatuba.

As inscrições serão feitas exclusivamente de forma online, via formulário eletrônico, em www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura/concursos/festival-de-rock/. As inscrições acontecem até o dia 3 de outubro. “É importante que os participantes leiam atentamente o Edital de Participação para que efetuem sua inscrição de forma correta, dentro do prazo estipulado”, destaca Tânia.

Eliminatórias

Na etapa eliminatória, os vídeos dos participantes com inscrições efetivadas serão analisados pela Comissão Julgadora, que seguirá os seguintes critérios de pontuação: Interpretação (expressão musical, afinação, dicção e presença de palco), Composição (letra, estrutura poética, prosódia musical e contexto da obra) e Desempenho Musical (criatividade, arranjo, técnica e entrosamento). Cada critério receberá notas de zero a dez, que poderão ser fracionadas. A divulgação das 12 bandas finalistas acontecerá dia 18 de outubro.

Todas as bandas entram no estúdio para gravação da música concorrente e estes vídeos serão disponibilizados no portal Cultura Online (www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online/) entre os dias 29 de outubro a 7 de novembro. As três bandas mais votadas pelos internautas receberão três, dois e um ponto respectivamente, que serão acrescidos à média da pontuação oferecida pela Comissão Julgadora.

A divulgação do resultado acontece dia 8 de novembro. Os prêmios serão de R$ 6 mil para o primeiro colocado, R$ 4.500 para o segundo e R$ 3.500 para o terceiro. Melhor Composição e Melhor Intérprete levam ainda R$ 2 mil cada. Mais informações pelos telefones (19) 3825-2057 ou 3894-1867 ou pelo e-mail cultura.festivalderock@indaiatuba.sp.gov.br.

A banda Stupid venceu a edição 2020 do Festival de Rock Virtual, ao ficar em primeiro lugar na votação entre os jurados e em segundo na votação popular. A segunda colocação geral ficou com a banda Mephysto, seguida pela Medo da Noite. No total, 24 bandas se inscreveram e dez foram classificadas pelos jurados para a final e votação popular.

• Redator(es): Fábio Alexandre