Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente leva Projeto Bairro Verde para o João Pioli

Cadastramento dos moradores começa neste sábado (04)
31/08/2021 15:43h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente transferiu para o próximo sábado (04) o cadastramento do Projeto Bairro Verde, que será realizado no bairro João Pioli. As atividades que seriam realizadas sábado passado foram canceladas devido à chuva. O objetivo do projeto é reforçar a arborização urbana do município, incentivando o plantio de árvores nas calçadas das residências. Os trabalhos começam às 8h30 com a orientação e o cadastramento das famílias interessadas em participar. O projeto será executado em parceria com a Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) e com o Grupo UniEduK, que fará a doação de parte das mudas.

Equipes formadas por funcionários do Meio Ambiente, do Grupo UniEduK e estagiários da Fiec farão visitas nas residências do bairro para explicar os benefícios da arborização urbana e fazer o cadastro das famílias que desejarem ter uma árvore plantada na calçada de suas casas.

A equipe de Serviços Urbanos montará tendas dos projetos Biodiesel Urbano e do Click Árvore na pracinha do João Pioli, localizada na avenida Artes e Ofícios, cruzamento com a Avenida dos Artífices. A proposta é orientar as pessoas que estiverem em trânsito e fazer a doação de mudas de árvores aos interessados. O ponto de coleta seletiva móvel da empresa Corpus também estará no local para atender a população.

O mutirão de plantio, que consiste na segunda etapa do Projeto, está previsto para o dia 18 de setembro, antecipando as ações em comemoração ao Dia da Árvore. O trabalho ficará sob o comando da equipe do Projeto Click Árvore e contará com a participação dos próprios moradores do bairro.

O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Guilherme Magnusson, reforça que as árvores nas calçadas trazem benefícios como a diminuição da poluição do ar, ajudam a amenizar a temperatura, protegem a biodiversidade e também aumentam a absorção de água no solo.

O Projeto Bairro Verde segue as diretrizes do Plano de Arborização Urbana do município que foi criado em 2015 como um instrumento de planejamento e disciplina municipal para a execução da política de plantio, manejo, preservação e expansão da arborização urbana.

UniEduK Solidário

O Grupo UniEduk, composto pelo Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ, pelo Centro Universitário Max Planck – UniMAX e pela Faculdade de Agronegócios de Holambra – FAAGROH, promoveu a campanha UniEduK Solidário com o mote “A cada novo seguidor, uma árvore será plantada”. A campanha, realizada durante o mês de maio, resultou no compromisso do plantio de 860 árvores, número respectivo aos novos seguidores conquistados com essa ação na página das redes sociais. Parte desse total será plantada por meio da parceria com o Projeto Bairro Verde, que contará ainda com o suporte técnico de docentes e alunos. A campanha reflete o posicionamento do Grupo, que há 22 anos realiza ações alinhadas à responsabilidade social e ambiental.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno