Projeto Floresta Urbana é implantado no Distrito Industrial Domingos Giomi

30/08/2021 10:33h

Foto: Arquivo RIC/PMI
Projeto Floresta Urbana é implantado no Distrito Industrial Domingos Giomi

O local escolhido para implantação do Projeto Piloto Floresta Urbana de 2021, foi a rua Arthur

Barbarini localizada no Distrito Industrial Domingos Giomi, a maior área industrial do município. A equipe da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente já realizou o plantio de 36 mudas de árvores de grande porte no local e o trabalho deve ter continuidade nos próximos anos.

À princípio o plantio atendeu uma área de 300 metros lineares, sendo 200 de calçamento somados os dois lados da rua, e mais 100 metros de canteiro central. Conforme informou o secretário de Serviços Urbanos, Guilherme Magnusson, por ser uma região extensa, os plantios do Floresta Urbana na rua Arthur Barbarini devem continuar nos próximos anos.

A rua é a principal via que faz a ligação entre a área residencial e a área industrial do município e é a principal rota dos trabalhadores do Distrito Industrial. Além de ser uma das principais entradas da cidade, a via está no meio urbano em área que contém sinalização de trânsito, fiação, estacionamento e passeio, o que a torna ideal para a implantação do projeto, pois permite mostrar à população o conceito da Floresta Urbana.

As espécies escolhidas foram aroeira, pata de vaca, alfeneiro, ipê branco, ipê amarelo, quaresmeira, loufantera e escova de garrafa. A escolha das mudas foi realizada de forma criteriosa, visando selecionar mudas de alta qualidade do viveiro existente na Secretaria, onde foi realizada uma análise do solo e preparação do mesmo para o plantio. Houve acompanhamento técnico respeitando as necessidades hídricas, solares e a exigência nutricional para que houvesse controle de pragas, doenças e fungos amento do plantio e desenvolvimento das mudas.

A Floresta Urbana traz diversas vantagens para o município como a conservação da biodiversidade como espécie de pássaros, insetos e plantas, além de diminuir a poluição química e sonora e o efeito de ilha de calor.

Em Indaiatuba, o projeto segue as diretrizes do Plano Municipal de Arborização. O Projeto é um trabalho continuo no município e tem a proposta de atender as regiões com índices menores de arborização. O projeto já atendeu o Residencial Nova Veneza; Residencial Jardins do Império; Jardim dos Sabiás; Bosque do Saber, Jardim Park Real e Bela Vista.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno