Relações Institucionais

 

Notícias

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba estreia série O Brasil e o Mundo

  • Publicação: 25/08/2021 15:18h
  • Redator(es): Samanta De Martino e Alyne Cervo
  • Release N.º: 992

Foto

Foto: Silas Coelho

Nesta quinta-feira (26), a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba abrirá a temporada de concertos da série O Brasil e o Mundo, com apresentação de “ Bach e Villa-Lobos: de mestre para mestre” às 20h, em formato online e acesso gratuito. A apresentação será exibida no Youtube da Orquestra Sinfônica, com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, que promove este evento por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Além de Bach e Villa-Lobos, a Orquestra apresenta nos próximos meses os espetáculos Mozart e Padre José Maurício: universo clássico e Erudito e Popular. A direção artística e regência é do maestro Paulo de Paula.

O “Brasil e o Mundo” é um rico diálogo entre a música universal e a regional. Cada um dos três concertos mescla de uma maneira muito própria, obras reconhecidas, pertencentes ao repertório clássico universal, com peças que transmitem e se reverenciam a cultura brasileira. No ano passado a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba recebeu o Prêmio Histórico de Realização em Música, pelo Governo do Estado de São Paulo. Após a conquista do 1º lugar na premiação, depois de uma avaliação técnica da comissão especializada que foi possível idealizar esse projeto. Os recursos investidos neste ano se deve a essa conquista.

Sobre o concerto

Bach e Villa-Lobos transcendem o tempo e o espaço para se encontrar no mesmo palco, por meio de duas obras marcantes de ambas carreiras: As Bachianas Brasileiras, uma série de nove obras musicais compostas pelo carioca Heitor Villa-Lobos, que compõem uma das mais importantes séries orquestrais nacionais. Escritas para diversas formações, essas obras transmitem todo caráter e identidade brasileiros, e ao mesmo tempo homenageiam um dos mais importantes compositores da história: Johann Sebastian Bach – que carinhosamente dá nome à série. Para este concerto, a orquestra executa a Bachianas Brasileiras nº 9, composta para orquestra de cordas em 1945.

O mestre homenageado por Villa-Lobos também integra a apresentação. O Concerto para cravo e orquestra em Lá Maior BWV 1055, do alemão Johann Sebastian Bach, será executado com a participação do cravista Edmundo Hora, um dos maiores nomes do instrumento no país. O cenário escolhido para esta ocasião tão especial é a Sala Acrísio de Camargo, no CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba).

Edmundo Hora

O solista Edmundo Hora é doutor em Música, na modalidade Cravo pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e desenvolve o seu trabalho baseado na interligação das técnicas específicas dos instrumentos antigos de teclado. Já participou de festivais no Rio de Janeiro, Florianópolis, Brasília, São Paulo e Curitiba. Apresentou-se também no Mozarteum no Uruguai, Concertgebouw em Amsterdã, De Doelen em Roterdã, Muziekcentrum Vredenburg em Utrecht e Stuttgart Bad Kreuzlingen na Alemanha, Zurique e Basel na Suíça, Atenas e Tessalonica na Grécia, Lisboa e Aveiro em Portugal e, em Paris. Além disso, o músico é professor de Cravo e Música Barroca no Instituto de Artes da Unicamp e credenciado como Professor no programa de pós-graduação em Música, Mestrado e Doutorado em Cravo e Musicologia Histórica.

Sobre a AMOJI

A AMOJI (Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba) é responsável pela manutenção da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, que vem se destacando por sua intensa atuação na divulgação e popularização da música orquestral. Realizando, anualmente, mais de uma dezena de concertos gratuitos, com participação de músicos do município de Indaiatuba (SP) e solistas de renome. Em 2019 promoveu o Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn), que reuniu uma série de concertos com grupos artísticos da Região Metropolitana de Campinas (RMC), além de masterclasses abertos para estudantes de música de todo o País.

SERVIÇO:

Série O Brasil e o Mundo - Orquestra Sinfônica de Indaiatuba

Concerto: Bach e Villa-Lobos: de mestre para mestre

Data: 26 de agosto

Horário: 20h

Solista: Edmundo Hora (cravista)

Onde assistir: https://www.youtube.com/orquestrasinfonicadeindaiatuba


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba