Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeitura inicia Projeto Bairro Verde para melhorar arborização urbana do município

  • Publicação: 24/08/2021 16:47h
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 985

Foto

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente inicia no próximo sábado (28) o Projeto Bairro Verde, com o objetivo de reforçar a arborização urbana do município. A proposta é escolher bairros menos arborizados para fazer o cadastramento e a orientação com os moradores para incentivar o plantio nas calçadas. O projeto será executado em parceria com a Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) e com o Grupo UniEduK, composto pelo Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ, pelo Centro Universitário Max Planck – UniMAX e pela Faculdade de Agronegócios de Holambra – FAAGROH, que fará a doação de parte das mudas do projeto. O bairro João Pioli será o primeiro a ser atendido e as atividades começam às 8h30. Os plantios serão realizados no dia 18 de setembro, antecipando as ações em comemoração ao Dia da Árvore.

Conforme explicou o secretário Guilherme Magnusson, equipes formadas por funcionários do Meio Ambiente, do Grupo UniEduK e por estagiários da Fiec farão visitas nas residências do bairro para explicar os benefícios da arborização urbana e fazer o cadastramento das famílias que desejarem ter uma árvore plantada na calçada de suas residências. “Nesta etapa do projeto, além da conscientização ambiental, queremos orientar a população que serão tomados todos os cuidados com o plantio, usando espécies de tamanhos adequados, com mudas que se adaptam ao ambiente e que não trarão problema futuros como contato com a fiação, por exemplo”, completou.

Paralelo às visitas nas residências, a equipe de Serviços Urbanos montará tendas dos projetos Biodiesel Urbano e do Click Árvore no bairro escolhido para orientar as pessoas que estiverem em trânsito e também para fazer a doação de mudas de árvores aos interessados. O ponto de coleta seletiva móvel da empresa Corpus estará no local para atender a população. As tendas serão instaladas na pracinha do João Pioli, localizada na avenida Artes e Ofícios, no cruzamento com a Avenida dos Artífices.

No dia 18 os plantios ficarão sob o comando da equipe do Projeto Click Árvore e serão realizados em sistema de mutirão, inclusive com a participação dos próprios moradores do bairro.

Magnusson reforça que as árvores nas calçadas trazem benefícios como a diminuição da poluição do ar, ajudam a amenizar a temperatura, protegem a biodiversidade e também aumentam a absorção de água no solo.

O Projeto Bairro Verde segue as diretrizes do Plano de Arborização Urbana do município que foi criado em 2015 como um instrumento de planejamento e disciplina municipal para a execução da política de plantio, manejo, preservação e expansão da arborização urbana.

No documento estão estabelecidos os parâmetros para a arborização de passeios em vias e de áreas livres públicas; tabela de distanciamento; critérios para escolha de espécies e para plantio em calçadas, praças e avenidas; espécies indicadas para a redução da poluição e a lista de espécies arbóreas nativas frutíferas para plantio em áreas verdes públicas.

UniEduK Solidário

Com o mote “A cada novo seguidor, uma árvore será plantada”, a campanha UniEduK Solidário, realizada durante o mês de maio, resultou no compromisso do plantio de 860 árvores, número respectivo aos novos seguidores conquistados com essa ação na página das redes sociais. Parte desse total será plantada por meio da parceria com o Projeto Bairro Verde, que contará ainda com o suporte técnico de docentes e alunos da FAAGROH – Faculdade de Agronegócios de Holambra, que faz parte do Grupo UniEduK ao lado da UniFAJ (Jaguariúna) e UniMAX (Indaiatuba). A campanha reflete o posicionamento do Grupo UniEduK, que há 22 anos realiza ações alinhadas à responsabilidade social e ambiental.


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba