Central de Libras da Prefeitura de Indaiatuba completa um mês com 29 atendimentos

Sistema continua funcionando como teste em toda a repartição pública
17/08/2021 16:43h

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Indaiatuba implantou no último mês a Central de Libras em todas as repartições públicas. Nos 30 dias de aplicabilidade, o serviço foi procurado por 66 pessoas. Durante os atendimentos, foram registradas 37 desistências pelos munícipes e atendidas 29 pessoas pelas intérpretes. Neste número estão contabilizadas ligações por meio da Central de Atendimento da Prefeitura, acessos pelo site e por QR Code, a partir de celular com sistema operacional IOS ou Android.

A Central de Libras está funcionando em fase de teste no período de 100 dias para analisar a quantidade de procura e, assim, fazer os ajustes necessários para melhorar esse meio de comunicação destinado aos deficientes auditivos.

O serviço conta com mais de 150 intérpretes e também pode ser acessado de forma presencial por quem estiver em alguma repartição pública. Para o acesso, basta apontar a câmera do seu celular para os cartazes com o QR Code distribuídos em todos os setores ou pelo site clicando no ícone disponibilizado.

CENTRAL DE LIBRAS

Com o aplicativo da Icom, QR Code ou pelo link no site da Prefeitura a pessoa vai ter acesso à tradução simultânea, por intermédio de uma intérprete que estará disponível em vídeo chamada, o que facilitará o diálogo, interação e a acessibilidade dos deficientes auditivos.

O conceito é de que, futuramente, toda a cidade possa contar com essa tecnologia e também externar para cidades próximas. A implantação da Central de Libras no município foi idealizada a partir da Lei nº 7.211, de autoria da vereadora Silene Carvalini. A Lei propõe a criação de uma Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Guias Intérpretes para surdos, a Central de Libras.
  • Redator(es): Alyne Cervo