Secretário adjunto de Esportes de Indaiatuba coordena estudo para aplicação de verba do Fundocamp

Guilherme Bergamo lidera pesquisa sobre principais demandas da RMC
28/07/2021 14:44h

Foto: Divulgação/Agemcamp

A Câmara Temática de Esportes e Lazer da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) se reúne mensalmente para discutir projetos voltados ao Esporte e Lazer nos 20 municípios que integram a Região Metropolitana de Campinas (RMC). Em reunião extraordinária realizada no último dia 15, em Holambra, o secretário adjunto de Esportes de Indaiatuba, Guilherme Bergamo, apresentou um estudo que apontou as principais necessidades da região e foi eleito coordenador do grupo que auxiliará os municípios na elaboração de projetos para destinação de recurso vindo do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano).

“O Guilherme apresentou este estudo feito em parceria com os municípios da RMC e a Agemcamp, pois é profundo conhecedor das demandas do Esporte”, comenta o secretário municipal de Esportes, Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos. “Isto também é fruto do trabalho que desenvolvemos em Indaiatuba, com o apoio do prefeito Nilson Gaspar, que sempre nos ofereceu o respaldo necessário”.

Em suas últimas edições ordinárias, os diretores ou coordenadores de Esportes de cada município da RMC apontaram durante a Câmara Temática as dificuldades encontradas para o fomento das práticas esportivas em suas quatro vertentes: rendimento, participação, educacional e formação - segundo aponta a Lei 9.615, de 24 de março de 1998 - bem como nas condições das praças esportivas e meios de transporte.

“Pensando em uma gestão que possa oferecer políticas públicas voltadas para o Esporte e o Lazer, esse projeto se justifica pela necessidade de discussão e aquisição de verbas para realização das demandas de cada município”, aponta Guilherme. Os objetivos são fomentar a prática esportiva; captar recursos para implementação e melhoria de praças esportivas, materiais esportivos e capacitação de profissionais; e captar recursos para compras de veículos para uso das secretarias de esporte dos municípios conveniados.

A pesquisa foi realizada via Formulário Google aos municípios que integram a RMC e 18 deles participaram: Indaiatuba, Monte Mor, Artur Nogueira, Jaguariúna, Campinas, Cosmópolis, Holambra, Santa Bárbara D’Oeste, Sumaré, Pedreira, Morungaba, Itatiba, Nova Odessa, Americana, Paulínia, Santo Antônio de Posse, Hortolândia e Holambra.

Com base nas demandas apresentadas, a Câmara Temática auxiliará os municípios a elaborar projetos visando melhorias e revitalização de campos, quadras, ginásios, pistas, piscinas e praças esportivas em geral; aquisição de materiais esportivos de modalidades individuais e coletivas; aquisição de veículos para uso da Secretaria de Esportes; aquisição de equipamentos para atividades voltadas para o lazer e promoção de saúde; e captação de verbas para capacitação profissional.

Entre as metas estabelecidas pelo projeto estão: oferecer oportunidades para promoção de saúde e qualidade de vida por meio de práticas esportivas; contribuir para a formação integral de crianças e adolescentes com o desenvolvimento de atividades esportivas adequadas para cada faixa etária; oferecer melhorias nas praças e adquirir materiais e equipamentos.

Levantamento

“As reuniões da Câmara Temática de Esportes e Lazer vinham acontecendo virtualmente, mas o propósito de nos reunirmos presencialmente em Holambra foi para esclarecermos dúvidas sobre recurso que virá do Fundocamp”, revela Roverson Penteado Cardoso, diretor técnico da Agemcamp. “Assim, com o respaldo de secretários e diretores de Esportes de toda RMC, marcamos esta reunião, que seguiu todos os protocolos sanitários”.

O diretor explica que a Agemcamp não pode redirecionar diretamente a verba às Prefeituras, sem que elas entreguem um projeto de destinação do recurso. “Por isso, o Guilherme assumiu a coordenadoria deste grupo, para que a verba prevista de R$ 4 milhões, que será dividida igualmente entre os 20 municípios da RMC, seja devidamente destinada”, explica.

A verba deve estar disponível no início de 2022. “Cada Prefeitura apresenta seu levantamento, como fizemos na Câmara Temática de Turismo da Agemcamp. Se o valor do projeto for maior que a verba disponível, então a administração municipal faz a contrapartida”, conta Roverson.

Os debates continuam. “Este encontro presencial foi o pontapé inicial para elaboração dos projetos, teremos novas reuniões”, aponta o diretor. A próxima reunião acontece dia 27 de agosto.
  • Redator(es): Fábio Alexandre