Saae conclui obra da Adutora que vai interligar a Captação do Cupini a ETA I

Para execução foram utilizados tubos de 450mm de diâmetro em ferro fundido e a extensão é de 4,2 quilômetros
19/07/2021 14:42h

Foto: Renata Coutinho - DCS
Saae conclui obra da Adutora que vai interligar a Captação do Cupini a ETA I

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) já está finalizando a obras da nova adutora que irá interligar a captação do Cupini, localizado no Museu da Água, com a Estação de Tratamento da Vila Avaí (ETAI). Foram utilizados tubos de 450mm de diâmetro em ferro fundido para a execução da adutora, que terá a extensão de 4,2 quilômetros.

Com essa obra haverá um reforço no abastecimento e no tratamento da Água. “Com a instalação da nova adutora e da bomba, haverá o aumento da vazão máxima, que era de 400 metros cúbicos e agora é de 1000 metros cúbicos. O que significa que, de um modo geral, aumentou a capacidade de tratamento e desafogou o Mirim”, explicou Thiago Dutra, do Centro de Controle da Operação (CCO).

A obra teve início no mês de fevereiro e foi concluída, dentro do prazo. Com a interligação será garantida maior captação de água bruta do manancial, um reforço para o fornecimento de água tratada para toda a Zona Norte (atendida pelos mananciais: Cupini/Morungaba e pela represa do Mirim).

Represa do Cupini

A Represa do Cupini é a primeira captação de água do município, que abastece a cidade desde 1937. Com vazão de 21 litros por segundo na época, um motor de 25 HP movimentava as bombas, cada uma com capacidade de recalque de 12 litros por segundo, levando água ao reservatório de 400 metros cúbicos, suspenso sobre colunas a 22 metros de altura na Avenida Presidente Vargas.
  • Redator(es): DCS