Relações Institucionais

 

Notícias

Indaiatuba tem cinco projetos aprovados na edição 2021 do Revelando SP Online

  • Publicação: 15/07/2021 16:43h
  • Redator(es): Fábio Alexandre
  • Release N.º: 794

Foto

Foto: Fábio Alexandre RIC/PMI

Com cinco projetos aprovados, Indaiatuba participa da edição 2021 do Revelando SP Online, programa de fomento e difusão cultural que une Estado, prefeituras e segmentos artísticos para desenvolver a cultura e a economia criativa em todas as regiões de São Paulo, com gestão e produção da Amigos da Arte. A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, auxiliou os participantes na inscrição dos projetos e elaboração dos vídeos.

O Revelando SP Online é uma ação de valorização da cultura tradicional paulista organizada em um festival online no qual os municípios do Estado de São Paulo se fazem representar através de suas tradições culturais. “Apoiamos nossos artistas para que eles participem dos nossos editais e também de programas como o Revelando SP Online, que integra o #JuntosPelaCultura2021”, destaca a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “Isso é fruto de uma parceria muito forte que temos com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo”.

Indaiatuba apresentou nove projetos e teve cinco deles aprovados, sendo três na Categoria 1, com produção de registros audiovisuais de três a cinco minutos para exibição em redes sociais e premiação de R$ 2.000; e outros dois na Categoria 2, com produção de registros audiovisuais de sete a quinze minutos, para exibição na Plataforma #CulturaEmCasa e em canais do Programa Revelando SP, com premiação de R$ 7.000.

Os objetivos do Revelando SP Online são: valorizar as tradições culinárias, artesanais e das manifestações culturais dos municípios; criar oportunidades de geração de renda para os profissionais do setor; criar condições para a ampla difusão da produção cultural tradicional; promover impacto positivo para o desenvolvimento social, humano e econômico dos municípios; e colaborar para a formação cultural de novas gerações.

O programa visa ainda criar condições para o acesso ampliado da população a bens e processos artístico-culturais; contemplar municípios com portes populacionais e econômicos diversificados; promover a divulgação do município e sua cultura tradicional no ambiente digital; e colaborar para a promoção da cultura tradicional local como ativo turístico do município.

Em todo Estado, foram contempladas 325 ações da cultura tradicional, sendo 255 ações contempladas na Categoria 1 e 70 ações contempladas na Categoria 2.

Contemplados

Nascido em Jundiaí e agricultor desde a infância, Ariovaldo Luiz Facchini comanda a Vinícola Ari Facchini, localizado no bairro de Itaici. Descendente de italianos, se preocupa em manter as tradições e regras da família, além do costume de produzir os mais requintados vinhos, de diversas variedades, mantendo suas características integrais e artesanais.

Em seu vídeo, Ari Facchini revelará lugares, construções e utensílios utilizados para a plantação das uvas e a produção dos vinhos e geleias. “Este é o terceiro ano que participamos do Revelando SP, programa que nos abriu muitas portas”, destaca o agricultor. “É gratificante poder mostrar às pessoas algo tão tradicional, que começou com meus avós”.

Com 74 anos de idade, José Pauzer começou a trabalhar com peças artesanais aos 11 anos, produzindo alças de bambu para bolsas, além de outras peças com o material. Tempos depois, aprenderia a trabalhar com chifre de boi, produzindo cabos de guarda-chuva tipo exportação. Desde então, passou a se aperfeiçoar, produzindo com o mesmo material peças como calçadeiras e bengalas, entre outras.

Em seu vídeo, o artista revelará detalhes da confecção das peças e exibirá diversos produtos. “Este é o segundo ano que participo do Revelando SP, com o intuito de demonstrar o trabalho de uma vida inteira”, destaca.

Henrique Duarte Euzébio, de 75 anos, trabalha há 20 anos com marchetaria, arte ou técnica de ornamentar as superfícies planas de móveis, painéis, pisos e tetos através da aplicação de materiais como madeira, metais, madrepérola, pedras, plásticos, marfim, entre outros, tendo como principal suporte a madeira. “Este é meu primeiro ano no Revelando SP e gostaria de agradecer a Secretaria Municipal de Cultura pelo empenho em divulgar o trabalho dos artesãos de Indaiatuba”, afirma.

Jongo e Folia de Reis

O grupo Jongo Filhos da Semente participa pela quinta vez do Revelando SP. Criado em 2012, busca difundir a prática e a história desta manifestação cultural, também conhecida como caxambu, um jogo de responsório (com cantos de dizeres e respostas) cheio de metáforas, estratégia utilizada pelos negros escravizados para negociações de festividades e fugas sem que os donos nas fazendas pudessem saber sobre que se cantava ao som do batuque.

A música do jogo é acompanhada por palmas e pelo tambu e candongueiro, dois tambores que representam a ancestralidade dessa manifestação, enquanto um casal dança com passos marcados. “O Revelando SP é uma vitrine. Quando presencial, nos permitiu conhecer muitas pessoas e outras manifestações artístico-culturais”, lembra Jociara Rodrigues de Souza. “Agora, em seu formato online, permite que apresentamos o jongo para um grande número de pessoas”.

O quinto e último projeto aprovado é comandado por Antonio Pereira dos Santos, de 73 anos, responsável pela Companhia de Reis São Francisco de Assis. Reisado é uma manifestação cultural e religiosa, onde uma companhia é composta por um mestre ou embaixador, um contramestre, os três Reis Magos, os palhações, os alferes e os foliões. Todos tocam violas, reco-reco, tambores, acordeões a sanfonas em um grande cortejo pelas ruas no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro (Dia de Reis ou Dia dos Reis Magos).

O grupo para nas casas com presépio, toca e dança para celebrar o nascimento de Jesus e o encontro com os três Reis Magos. Em troca, recebem comida e agrados. “A Companhia de Reis São Francisco de Assis existe em Indaiatuba há mais de 20 anos. A participação no Revelando SP nos trouxe aprendizado e o reconhecimento de cidades vizinhas”, lembra Antonio. “Porém, o mais importante é que nos auxilia a manter a tradição do Reisado”.


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba