Relações Institucionais

 

Notícias

Indaiatuba recebe B.r.U.s., espetáculo que mistura som e movimento com Chris Matallo e Jim Hamilton

  • Publicação: 08/07/2021 14:23h
  • Redator(es): Fábio Alexandre
  • Release N.º: 763

Foto

Foto: Wilian Aguiar

Em um espetáculo que celebra o movimento e a sonoridade, a bailarina, tap dancer (sapateadora) e instrumentista Chris Matallo toca sax tenor e sapateia simultaneamente, ao lado do ritmista norte-americano e tap dancer Jim Hamilton, que também toca pandeiro e sapateia. Esta mistura é destaque do espetáculo B.r.U.s., que a cidade recebe nos dias 10 e 11 de julho, às 18h, com exibição ao vivo pelo portal Cultura Online, com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Inicialmente, o projeto previa a apresentação do espetáculo em diversos pontos turísticos de Indaiatuba, com o público interagindo e participando junto com os artistas. No entanto, a pandemia de Covid-19 mudou os planos e B.r.U.s. será exibido ao vivo pelo portal Cultura Online. “Optamos pela exibição ao vivo para capturar toda a energia de Chris Matallo e Jim Hamilton no palco”, conta a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho.

“B.r.U.s. é um espetáculo completamente diferente e interdisciplinar, onde quem dança toca e quem toca dança”, comenta Chris Matallo, que revela a escolha por Indaiatuba para apresentar o projeto: sua primeira professora de sapateado, Gioconda Sabá, reside na cidade.

Uma verdadeira celebração do movimento e sonoridade de instrumentos como rav, triângulos, atabaques, surdos, entre outros, o espetáculo tem 60 minutos de duração. “O mais interessante é que cada apresentação é totalmente improvisada, nunca sabemos o que vai acontecer no palco”, conta Chris Matallo.

Currículo

Desde 1993, Chris Matallo pesquisa possibilidades da fusão entre movimento e som. Por meio deste processo, mistura as linguagens ao tocar sax tenor e sapatear simultaneamente. Formada em Dança pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), desenvolveu projetos multidisciplinares na universidade ao longo de dez anos, tornando-se pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora.

Como coreógrafa, dirigiu e produziu shows internacionalmente. Como educadora, ministrou oficinas em todo o Brasil e diversos países. Como atriz e cantora, atuou no elenco de New York, New York – O Musical, dirigido por José Possi Neto, entre 2011 e 2013, e participou da turnê nacional.

Ocupou a cadeira de sapateado americano no departamento técnico de teatro musical do Sesi-SP em 2014 e 2015. Foi preparadora e supervisora de tap dance no musical Crazy for You no Brasil, dirigido por José Possi Neto e estrelado por Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello em 2014. Coreografou o musical Singing In the Rain em São Paulo, ganhando diversos prêmios em 2017.

Neste mesmo ano, foi convidada para coreografar House of Murals (Casa dos Murais), resultado de um processo de pesquisa de grafites, murais e comunidades, ao lado da sapateadora Corinne Karon e da Dra. Leslie Elkins no Departamento de Dança e Teatro da Rowan University em New Jersey, nos Estados Unidos.

Falando em eventos, é diretora artística e organizadora do Brasil International Tap Festival desde 1999 e criou e realizou durante seis anos o Sapateia São Paulo, em celebração ao Dia Internacional da Tap (25 de maio). Fez turnê pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha ao lado do baixista Gilberto de Syllos, com o espetáculo Da Corda pro Pé, que une contrabaixo acústico e elétrico com sapateado.

Em junho de 2006, Chris Matallo lançou seus DVDs de sapateado, até então nunca antes vistos no Brasil, em parceria com o Só Dança. Como coach de sapateado e performer, viajou pelos Estados Unidos e Europa.

Jim Hamilton

Nasceu e cresceu em um estúdio de dança na Pensilvânia, nos Estados Unidos, junto aos pais, que eram bailarinos e sapateadores, entusiastas da arte corporal e percussiva.

Dirigiu Tension Rod, importante estúdio de gravação com diversos trabalhos como percussionista. Projetos envolvendo sua pesquisa incluem The Patch Ensemble, Trio Globo, The Prism Saxophone Quartet e The Pandeiro Repique Duo Mais. Tocou no Festival de Jazz de Montreal em 2002 e no Grammy Awards com Boyz II Men em 1995 e 96.

Percorreu a Europa e Japão com Ursula Rucker, Sound Sculptor e Tim Motzer, com quem gravou três álbuns. Tocou com artistas em diversos continentes e durante 25 anos se dedicou a pesquisar a cultura e ritmos no Brasil.

Sua pesquisa envolve os sons por meio do corpo, uma linguagem própria de fundir movimento e som, em sincronia entre dança e música. Performático, trabalha no cenário da música¸ dança e teatro, focando a percussão por meio dos pés e mãos.

O espetáculo B.r.U.s. conta com patrocínio da MB Engenharia e Meio Ambiente, apoio cultural da Só Dança e Contemporânea Instrumentos e apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

...serviço...

B.r.U.s., com Chris Matallo e Jim Hamilton

Datas: 10 e 11 de julho

Horário: 18 horas

Onde assistir: www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online/

Crédito das fotos: Wilian Aguiar


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba