Nova alça de retorno da Marginal Direita da avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé recebe guias

Obra dará mais fluidez ao trânsito e reduzirá tempo do semáforo próximo ao Objetivo
08/07/2021 10:09h

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

A Secretaria de Obras e Vias Públicas trabalha na implantação das guias e sarjetas na primeira das duas novas alças de retorno em construção na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé. O acesso fica na Marginal Direita do Parque Ecológico, antes do semáforo do Colégio Objetivo. O projeto de reformulação viária também inclui um retorno na Marginal Esquerda, do outro lado da rotatória. A proposta é dar mais fluidez ao trânsito no trecho, diminuindo o tempo nos semáforos instalados nas confluências com as ruas Vinte e Quatro de Maio e João Amstalden. A previsão é de que o retorno receba a pavimentação na próxima semana.

Para viabilizar o retorno foi construída uma travessia de aduelas sobre o córrego Barnabé, o que também será feito no outro lado da rotatória. A obra ainda incluirá um reforço de galerias pluviais para melhorar as condições de drenagem das águas de chuva na Marginal Esquerda, na altura da rua Vinte e Quadro de Maio.

No início de junho, quando a obra começou, o prefeito Nilson Gaspar comentou sobre o volume grande de veículos que circulam nesse trecho do Parque, o que tornou o projeto de reformulação de trânsito necessário. “O volume de veículos acaba provocando uma espera maior nos semáforos, principalmente nos horários de pico. Com os retornos livres que estamos instalando antes da rotatória, vamos tirar muitos carros desses semáforos e fazer o trânsito fluir melhor”, ressaltou.

Pelo projeto da Secretaria de Obras, a nova alça que interligará a Marginal Direita como a Marginal Esquerda do Parque dará fluidez aos veículos que vêm da região das Chácaras Areal e precisam acessar a Marginal Esquerda ou seguir para o Centro e outros bairros dessa região da cidade. Já a alça da Marginal Esquerda facilitará para os condutores de veículos que precisam acessar a região do Jardim Esplanada ou seguir no sentido do Jardim Morada do Sol.

Como a maior parte dos trabalhos se concentram na parte interna do Parque Ecológico, a obra não exigirá grandes interdições no trânsito dos trechos. O prazo máximo para a conclusão do projeto é de quatro meses.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno