Museu da Água é referência em educação ambiental e instalação modelo de sustentabilidade no Programa Verde Azul

O espaço é reconhecido, pelo Programa Município VerdeAzul, pois, sua construção é totalmente acessível e integrada ao ambiente
25/06/2021 14:40h

Foto: Larissa Santi

Visando o estímulo e a capacitação das cidades em ações de combate à poluição e de benefícios ao meio ambiente, o governo do estado de São Paulo lançou, em 2007, o programa Município Verde Azul. A ação, coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, tem como objetivo incentivar os municípios a desenvolver ações ambientais que visam, entre outros aspectos, um aumento da qualidade de vida da população.

Fruto dessa visão administrativa o Museu da Água de Indaiatuba, do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), foi reconhecido, pelo Programa Município VerdeAzul, como uma Instalação Modelo de Sustentabilidade, pois, sua construção é totalmente acessível e integrada ao ambiente que o cerca. A forma como foi concebida sua construção, causam um mínimo impacto no ciclo ambiental que criam as condições ideais para a água classe 1 que abastece o reservatório do Cupini.

Em relação ao modelo de sustentabilidade, alguns itens no Museu da Água merecem destaque, como por exemplo, toda a área externa que é pavimentada com pisos que garantem o acesso da água da chuva ao solo, são paralelepípedos e pisos drenantes que respeitam a permeabilidade do terreno; sua estrutura com grandes áreas envidraçadas permitem a iluminação natural necessária para o desenvolvimento da vegetação local e tornam o consumo de energia muito menor do que o esperado; utilização de aço para a estrutura e revestimento que levam, em sua usinagem, parte da matéria básica (ferro) oriunda da reciclagem. Internamente soluções tecnológicas modernas otimizam ao máximo os recursos e tornam o ambiente agradável a visitação: paredes com pintura clara e iluminação em led proporcionam um ambiente alegre e um baixo consumo da energia elétrica; torneiras com temporizadores e válvulas com controle de fluxo evitam o desperdício de água; um pé direito alto com rampas amplas que garantem o acesso fácil entre os pisos e salas e propiciam uma ventilação natural; a água da cascata decorativa que recebe os visitantes funciona com um sistema de reaproveitamento.

Em 2021 foram implantados mais dois espaços que auxiliam nessa sustentabilidade: um centro de compostagem para o material oriundo de poda de árvores e de jardinagem do local e a coleta seletiva do lixo.

Todo esse planejamento aplicado na sua construção são a prova da preocupação e do comprometimento de nosso município com o meio ambiente e a preocupação em difundir essa ideia para as novas gerações.

• Redator(es): DCS