Indaiatuba participa do 6º Plantio Intermunicipal de Mudas Nativas Para Proteção ao Rio Pirai

10/06/2021 16:54h

Foto: Rose Parra DCS

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) representou Indaiatuba na quarta-feira (9), no 6º Plantio de Mudas Nativas Para Proteção do Rio Pirai, realizado na Propriedade Agropecuária Geraldo Costa em Salto. A ação intitulada Plantio Intermunicipal na Bacia do Rio Piraí, foi promovida pelas cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (CONIRPI), Indaiatuba, Itu, Salto e Cabreúva e marca o compromisso com o Programa Município VerdeAzul.

O evento simbólico, contou com a participação de representes das cidades que integram o CONIRPI e foram plantadas, a princípio, cerca de duzentas mudas de árvores nativas, ao redor da Mata Ciliar onde será construída a barragem do Ribeirão Piraí e poderá armazenar aproximadamente 9 bilhões de litros de água.

O tecnólogo em Gestão Ambiental, do Saae, Ildo de Sousa Dias, também responsável pelo Programa de Recuperação de Nascente, presente no evento, explicou que Indaiatuba participa pelo 15º ano consecutivo do Programa Município VerdeAzul, que defende o tema “Ação local por uma causa global” e visa estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

’’Essa articulação intermunicipal tem a finalidade de ações conjuntas entre as equipes técnicas dos quatro municípios parceiros, em prol da bacia hidrográfica comum’’, finaliza Ildo.

Município VerdeAzul

Vinculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

A participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a preferência na liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – Fecop.

• Redator(es): Rose Parra DCS