Oficina reúne ferramentas de criação de inventário do Museu Antônio Reginaldo Geiss

• Publicação: 10/06/2021 15:52h
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno

Foto: divulgação

O Museu Antônio Reginaldo Geiss, vinculado ao Departamento de Preservação e Memória da Secretaria Municipal de Cultura, participou da 19ª Semana Nacional de Museus com o tema “O Futuro dos Museus: Recuperar e Imaginar”, entre os dias 17 e 23 de maio. Parte da programação, a oficina ‘Museu Antônio Reginaldo Geiss (MARG): Estudos da Vocação Museológica’ pode ser conferida no portal Cultura Online, no site da Prefeitura de Indaiatuba.

A oficina é comandada pela professora Stélia Braga Castro do Amaral, Mestra em Patrimônio Cultural (IPHAN/UFRJ) e Mestranda em Museologia (PPGMUS/USP), que apresenta o trabalho desenvolvido pela equipe técnica na concepção do inventário museológico e posteriormente das fichas catalográficas de grande parte dos 15 mil objetos musealizados.

“O intuito desta oficina, dividida em dois módulos, é trazer algumas ferramentas da museologia aplicada para o conhecimento deste importante patrimônio cultural de Indaiatuba”, destaca a professora.

O trabalho foi realizado entre agosto e dezembro de 2020, com o objetivo de definir um inventário do acervo, a vocação institucional, revisão da política de acervo, orientações ao Plano Museológico e à conservação preventiva do acervo.

Também contou com a participação da historiadora Thaís Svicero, com Mestrado em História Social (UNESP) e Iasmin Luana, estagiária em Administração. Para conferir a oficina, basta acessar www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online/.

O Museu localizado no Casarão Pau Preto continua fechado para visitação, mas a população pode fazer um passeio pelo espaço externo e interno e algumas exposições deste importante patrimônio histórico e cultural de Indaiatuba por meio de um tour Virtual 360º em www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online/museu_casarao/.