Prefeito apresenta dados de fiscalização durante live sobre ações contra Covid-19

Situação da saúde no município exigiu intensificação das penalidades por aglomerações
08/06/2021 12:28h

Foto: Eduardo Turati / SCOMSOC - GCI

Na noite desta segunda-feira (7), foi realizada uma live na Prefeitura com a presença do prefeito Nilson Gaspar, secretária de Saúde, Graziela Garcia, e a secretária de Relações Institucionais e Comunicação, Dra. Graziela Milani. O objetivo foi esclarecer sobre a situação da Covid-19 no munícipio, que está com 100% de ocupação nos leitos de UTI e de enfermaria, e abordar sobre as ações de fiscalização que foram intensificadas no último feriado, quando ocorreram intervenções das autoridades municipais em festas clandestinas com aglomerações. Mais de 50 estabelecimentos foram notificados.

Entre os dias 02 e 05 de junho, os departamentos de Fiscalização de Taxas e Posturas, Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde de Indaiatuba) e Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente realizaram notificações em 54 estabelecimentos. A Secretaria de Serviços Urbanos contabilizou 45 orientações verbais. Já a GCM (Guarda Civil Municipal) chegou a registrar oito ocorrências e também foram computadas 34 ocorrências de perturbação de sossego.

Durante a transmissão feita através do facebook da Prefeitura Municipal de Indaiatuba, foram mostrados dados referentes à vistoria dos estabelecimentos comerciais, restaurantes e festas clandestinas. Os destaques ficaram por conta das aglomerações em duas grandes festas clandestinas. Uma delas ocorreu na noite de sábado (5), no Distrito Industrial, com mais de 400 jovens, e que teve um vídeo apresentado na live. A outra, aconteceu no Recreio Campestre Internacional de Viracopos, onde estavam reunidas aproximadamente 100 pessoas. A vigilância sanitária tomou a ação cabível que foi a autuação dos locais e, posteriormente, depois de correr o prazo da defesa dos organizadores, que vai verificar a possibilidade de multa de acordo com a decisão prescrita na lei.

Além desses pontos as fiscalizações foram realizadas fiscalização em três praças e três pontos de estacionamento no Parque Parque Ecológico para inibir aglomerações. São eles: Maria Lyra Groff (Cerejeiras), Colinas 1, Parque Luiz Narezzi, Concha Acústica no Estacionamento do Parque Ecológico Centro e Estacionamento do Parque Ecológico no Jardim Paulista e Paulistano.

• Redator(es): Alyne Cervo