Juntos pela Cultura abre chamadas públicas para artistas e organizações

Até 2019, o Concurso de Viola Caipira do #RevelandoSP acontecia de forma presencial
26/05/2021 09:47h

Foto: Divulgação/amigosdaarte
Juntos pela Cultura abre chamadas públicas para artistas e organizações

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria de Desenvolvimento Regional, apresenta o #JuntosPelaCultura 2021, programa de fomento e difusão cultural que une estado, prefeituras e segmentos artísticos para desenvolver a cultura e a economia criativa em todas as regiões de São Paulo, com gestão e produção da Organização Social Amigos da Arte.

Neste ano, são 12 chamadas públicas (7 para municípios, 4 para artistas e 1 para organizações). As inscrições ocorrem de 11 a 31 de maio através de sistema de editais cedido pelo Oi Futuro.

Diversas ações culturais resultantes terão transmissão gratuita para o público na Plataforma #CulturaEmCasa. O valor destinado ao #JuntosPelaCultura 2021 é de R$ 10,6 milhões, 45% superior em relação ao valor investido no ano passado, quando foram disponibilizados R$ 7,3 milhões. Todos os artistas e municípios do interior, litoral e região metropolitana de São Paulo podem se inscrever de forma gratuita em www.juntospelacultura.org.br ou www.amigosdaarte.org.br até o dia 31 de maio.

Chamadas públicas para artistas e organizações

Este ano serão cinco linhas com estimativa em beneficiar 6.712 artistas e técnicos do setor. O #MaisOrgulhoSP, cujo objetivo é apoiar projetos culturais de visibilidade para a população LGBTQIA+, em formato online, realizados por organizações atuantes na área, também será realizado este ano.

Além de inscrições para o Concurso de Piano Guiomar Novaes – seleção e premiação de pianistas do estado de São Paulo em duas categorias: erudito e popular. As performances selecionadas integrarão a 44ª Semana Guiomar Novaes, realizada em setembro.

Os artistas circenses também fazem parte do programa #JuntosPelaCultura 2021. Serão selecionadas 200 propostas deste segmento para participação no Festival de Circo Online de São Paulo.

Somam-se ainda o Concurso de Viola Caipira #RevelandoSP, seleção e premiação de 50 violeiros do estado. As apresentações selecionadas farão parte do Festival #RevelandoSP Online. Além da inscrição para o Concurso de Batalha de Rimas de São Paulo, com a seleção de 32 batalhas de freestyle mais relevantes do estado.

Em 2021 o Juntos Pela Cultura também contará com ações complementares do programa Empreenda Rápido, parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e o Sebrae-SP, com o objetivo de oferecer oportunidades adicionais de qualificação, informações de acesso a crédito e a novos mercados aos empreendedores inscritos nas chamadas públicas. As ações serão divulgadas após o resultado dos selecionados.

Para mais informações, a Secretaria Municipal de Cultura está à disposição para auxiliar os artistas locais pelos telefones (19) 3875-6144 ou 3894-1867 ou pelo e-mail cultura@indaiatuba.sp.gov.br.

Confira as chamadas públicas do #JuntosPelaCultura 2021:

#MaisOrgulhoSP

Valor destinado: R$ 500 mil

Data de inscrição: de 11 a 31 de maio

O que é: chamada pública para seleção de organizações que atuem na promoção de cultura e direitos LGBTQIA+ / 25 contemplados

Concurso de Piano Guiomar Novaes

Valor destinado: R$ 250 mil

Data de inscrição: de 11 a 31 de maio

O que é: chamada pública para seleção de 20 pianistas, sendo 10 pianistas na categoria erudito e 10 na categoria popular

Festival de Circo Online de São Paulo

Valor destinado: R$ 1,2 milhão

Data de inscrição: de 11 a 31 de maio chamada pública para 200 atrações circenses online: 20 espetáculos de circo itinerante, 30 espetáculos de grupos e companhias de repertório e 150 números circenses