Prefeitura de Indaiatuba inicia projeto de educação para o trânsito com alunos da Rede Municipal

O Projeto é uma parceria com o Observatório de Segurança Viária
21/05/2021 13:52h

Foto: Leonardo Cruz -PMI

O prefeito Nilson Gaspar (MDB) e o secretário de Educação, Heleno da Silva Luiz Junior, receberam o diretor-presidente do Observatório de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho, durante a entrega das 7 mil apostilas que serão usadas no Projeto Educa – Educação para o Trânsito. O encontro aconteceu na quinta-feira (20), no almoxarifado do Ciaei.

O Projeto Educa - Educação para o Trânsito, é uma parceria da Prefeitura de Indaiatuba com o Observatório de Segurança Viária. Serão entregues 14 mil apostilas, sendo que este primeiro momento o projeto contemplará 7 mil alunos do Ensino Fundamental de 17 unidades Rede Municipal de Ensino. Após esta primeira fase, todas unidades serão contempladas com o projeto. O objetivo é formar cidadãos que contribuam com uma melhoria continua e um transitar mais seguro, reduzindo o número de acidentes.

O gestor municipal agradeceu a parceria e ressaltou a importância de educar as crianças para um trânsito mais seguro. “Desenvolvemos ações preventivas em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e essas medidas visam um futuro promissor, pois as crianças que recebem os bons ensinamentos para o trânsito se tornam motoristas, pedestres, ciclistas e passageiros mais conscientes”, argumentou Gaspar.

O diretor-presidente do Observatório de Segurança Viária destacou que o projeto visa oferecer uma abordagem cada vez mais crítica ao importante tema de Educação para o Trânsito com o objetivo maior de preservar vidas. “Com um conteúdo alicerçado na legislação brasileira e totalmente alinhado com a Base Nacional Comum Curricular da Educação, o Observatório Nacional de Segurança Viária está disponibilizando conteúdos que contemplam do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental para formar cidadãos que contribuam com uma melhoria continua e um transitar mais seguro, reduzindo o número de acidentes no país”, finalizou Ramalho.

O secretário de Educação, Heleno da Silva Luiz Junior, contou como será aplicado o projeto nas escolas da Rede. “Recebemos 7 mil apostilas divididas para os cinco anos do Ensino Fundamental, que atenderá neste primeiro momento 17 unidades escolares. Neste mês e junho os professores coordenadores e professores orientadores estão fazendo o curso EAD para trabalhar com os alunos, que receberão este conteúdo de julho a dezembro”, explicou o secretário.

As unidades escolares que participarão do Projeto Educa - Educação para o Trânsito são: Emeb Professor Antonio Luiz Balaminuti; Emeb Professora Áurea Moreira Da Costa; Emeb Professor Dom Ildefonso Stehle; Emeb Padre Joaquim Aparecido Rocha; Emeb Professor Leonel José Vitorino Ribeiro; Emeb Professora Maria José Ambiel Maracini; Emeb Professor Osório Germano e Silva Filho; Emeb Vicente Bernardinetti; Emeb Professor Wellington Lobardi Soares; Emeb Doardo Borsari; Emeb Professora Maria Albertina B. Berdu; Emeb Professora Maria Cecília Ifanger; Emeb Maria Ignez Pinezzi; Emeb Professora Renata Guimarães B. Anadão; Emeb Professor Sérgio Mario Almeida; Emeb Professora Sylvia Teixeira De Camargo Sannazzaro e Emeb Professor Wladimir Olivier.

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi