Materiais produzidos por artistas locais para Lei Aldir Blanc estão no Cultura Online e espaços públicos

Público pode conferir produções separadas por editais e segmentos culturais
20/05/2021 15:01h

Foto: Divulgação

Por meio da Lei 14.017, de 29 de junho de 2020, mais conhecida como Lei Aldir Blanc, de autoria do Governo Federal, artistas de todo Brasil puderam participar de diversos editais em seu Estado e municípios, com o intuito de abrandar as dificuldades impostas ao setor cultural pela pandemia de Covid-19. Em Indaiatuba não foi diferente e no total, nove editais do Inciso III da lei atenderam 216 artistas, totalizando um total de repasse de R$ 1.204.682,95 e mais R$ 231.000,00 para 23 empresas ou espaços artísticos e culturais da cidade, contemplados no Inciso II.

Agora, os trabalhos desenvolvidos nestes nove editais estão disponíveis para a população e podem ser conferidos através do portal Cultura Online, da Secretaria Municipal de Cultura, dentro do site da Prefeitura de Indaiatuba. “Estamos muito felizes em apresentar ao público estes trabalhos desenvolvidos dentro da Lei Aldir Blanc, de auxílio emergencial aos nossos artistas dos mais diversos segmentos”, destaca a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho.

Publicada no Diário Oficial da União em 29 de junho de 2020, a Lei 14.017 dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020.

Os materiais ficarão disponíveis por tempo indeterminado e estão separados por seus respectivos editais e segmentos, com o intuito de facilitar ao público a procura por sua modalidade cultural predileta. “Estão todos convidados a acessar o portal Cultura Online e conferir as produções de nossos artistas”, aponta Tânia. “Buscamos auxiliar toda a classe artística local, dentro do que propõe a Lei Aldir Blanc e seguindo todas as recomendações, neste momento difícil para todos nós”.

Artes plásticas

Vale lembrar que a Lei Aldir Blanc inclui ainda as obras de artistas plásticos da cidade, entre eles Adriano Zechini, com a obra ‘Equilíbrio Natural’, que pode ser conferida no Museu da Água; ‘A Criação do Sol’, de Beatriz Amaral, que está no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei); ‘De Flor em Flor’, de Elisa Facchin, no Bosque do Saber; ‘Batuque’, de Gelson Nenê, que será instalada em breve em ponto do Parque Ecológico; ‘Limpidus’, de Karen Ewel, que está no Bosque do Saber; ‘Mãos que Cuidam e Mãos que Ferem’, de Kenia D’Angelo, também no Bosque do Saber; ‘Mãe Natureza’, de Larissa Elizabeth de Barros Brito, presente no Museu da Água; ‘A Menina e o Pé de Indaiá’, de Márcia Motta Amelotti, que está no Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachela; ‘Singular’, de Paulo Roberto Gomes, que está no Parque do Mirim; e ‘Coração Terra’, de Rafael Pereira, também no Parque do Mirim.

Também integrantes dos editais, fotografias e outras obras já se encontram na Secretaria de Cultura, que em breve disponibilizará esses materiais para a população, seja de forma online ou presencial, quando houver a possibilidade. Para conferir os materiais produzidos para a Lei Aldir Blanc em Indaiatuba, acesse www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online/lei_aldir_blanc/

• Redator(es): Fábio Alexandre