Saae utiliza tecnologia de ponta na gestão do sistema de abastecimento de água

Sistema de abastecimento de Indaiatuba é referência para outros munícipios
19/05/2021 16:32h

Foto: DCS/Saae
Saae utiliza tecnologia de ponta na gestão do sistema de abastecimento de água

Implantado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), na Estação de Tratamento de Água da Vila Avaí (ETA I), o Centro de Controle da Operação (CCO), é o emprego de tecnologia de ponta a serviço da eficiência na gestão do sistema de abastecimento de água, da captação até a distribuição. Em sete anos de existência o CCO se transformou em referência para outros municípios da região e do Estado.

Na inauguração do Centro, em 2014, o então superintendente da autarquia e, hoje, prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, comparou o sistema ao “coração do Saae”.

O Sistema Integrado de Monitoramento, Controle, Simulação e Tomada de Decisão (SIMCOST), controla e monitora 57 reservatórios, 14 elevatórias de água tratada, 10 válvulas de acionamento remoto, 23 pontos de macromedição de água tratada, sete pontos de macromedição de água bruta e os níveis operacionais da Represa do Mirim e de seu poço de Drenagem, localizado no barramento da mesma, mostrando em tempo real a situação de cada Unidade Remota.

A comunicação é feita via radiofrequência e atualmente está sendo substituída por fibra ótica, uma tecnologia de comunicação mais atual, onde partem da Estação de Tratamento de Água (ETA I), da Vila Avaí, e a centralização é registrada no microcomputador do CCO, onde as informações são visualizadas nos monitores, ininterruptamente.

Os níveis, vazões e parâmetros remotos necessários para o funcionamento de cada Estação são lidos e repassados pelo computador do CCO a cada Estação Remota. Este sistema possibilita além de monitorar e atuar sobre os parâmetros de interesse à distância, simular as demandas de água, otimizar os sistemas de bombeamento, otimizar os estudos de controle de perdas, verificar as possíveis intervenções operacionais e avaliar o impacto destas intervenções na rede de abastecimento como um todo, elevando a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pelo Saae à população de Indaiatuba.

Subordinado a diretoria de Tratamento e Manutenção, o CCO opera de forma ininterrupta e conta com 11 funcionários responsáveis pelas diversas atividades atribuídas ao setor.

Os setores de CCO, Atendimento (Cat-0800) e Obras promovem em conjunto um trabalho unificado, onde as Ordens de Serviço geradas são gerenciadas e distribuídas seguindo uma logística específica, agilizando e otimizando os serviços prestados. As informações recebidas pelo 0800 são cruzadas com os dados do sistema de distribuição, gerando indicadores de desempenho que auxiliam a administração do Saae em suas diretrizes adotadas.

O CCO possui também um sistema de cadastramento de registros, onde um banco de dados é alimentado com as informações coletadas, tendo como finalidade a consulta dessas informações para casos onde são necessárias execuções de manobras da rede de distribuição, visando minimizar os impactos causados por vazamentos de rede e outros problemas pertinentes à rede de abastecimento de água tratada.

O Centro de Controle foi implantando através do Programa de Redução de Perdas, que tem como objetivo melhorar a eficiência do sistema de abastecimento e diminuir o desperdício de água tratada, visando minimizar os problemas com a escassez hídrica, aumentando a vida útil dos mananciais com a redução do volume de água a ser captada e tratada.

Entre as principais ações do programa, que estão sendo desenvolvidas, além da implantação do CCO, se destacam: setorização, instalação de válvulas redutoras de pressão (VRP's), pesquisa de vazamentos, substituição de redes e adutoras antigas e substituição de hidrômetros com mais de 5 anos de uso.

• Redator(es): Rose Parra/Renata Coutinho - DCS