Prefeitura disponibiliza mais um curso on-line noturno: Técnica de rotulagem dos alimentos

Inscrições já podem ser realizadas
07/05/2021 08:33h

Foto: Divulgação RIC/PMI

O posto de atendimento Sebrae Aqui Indaiatuba divulgou na manhã desta sexta-feira (07) o novo curso on-line disponível para a população de Indaiatuba: Técnicas de rotulagem dos alimentos. O curso é realizado em parceria com o Senac. O início está marcado para 24 de maio e o término dia 31. As aulas acontecerão de segunda à sexta das 18h30 às 22h30. O curso tem uma carga horária total de 24 horas.

As inscrições já estão liberadas e devem ser realizadas através do link: http://bit.ly/rotularalimentosindaiatuba

Este curso tem como objetivo capacitar o aluno na elaboração de rótulos de produtos alimentícios embalados, a partir da interpretação da legislação regulatória dos alimentos, da elaboração da tabela nutricional e da seleção dos elementos necessários à composição do rótulo, visando informar adequadamente os consumidores.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

- Rotulagem geral:

1. Conceito de rótulo e embalagem;

2. Principais componentes do rótulo (peso líquido, relação de ingredientes, nome e marca do produto, data de fabricação e prazo de validade, lote, orientações de preparo e armazenamento);

3. Importância da rotulagem de alimentos embalados;

4. Legislações relativas a categorias de alimentos e embalagens isentos e com

5. Obrigatoriedade de registro sanitário, Alimentos para Fins Especiais, Rotulagem de Alimentos Embalados.

- Rotulagem Nutricional:

1. Conceito e promoção da alimentação adequada e saudável;

2. Ficha técnica e cálculo nutricional;

3. Tabelas de composição TACO - Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Unicamp), TBCA - Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (USP), TABNUT - Tabela de Composição Química dos Alimentos (UNIFESP) e POF 2008/09 - Tabelasde Composição Nutricional dos Alimentos Consumidos no Brasil (IBGE); o Legislações relativas a rotulagem nutricional de alimentos embalados.

- Informações complementares:

1. Legislações relativas à informação nutricional complementar, presença de glúten, lactose e alergênicos, alimentos orgânicos e transgênicos, alimentos funcionais.

As aulas serão acessadas pela plataforma Microsoft Teams, por meio do link que será enviado aos participantes após a inscrição.

• Redator(es): Gabriel Beccari