Saae mantém parque de hidrômetros atualizado conforme determina o Inmetro

• Publicação: 06/05/2021 16:01h
  • Redator(es): Alyne Cervo

Foto: Marco Matos – DCS

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), segue a determinação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), para troca dos hidrômetros com mais de cinco anos de uso. Essa ação é necessária porque com o passar do tempo, há um desgaste dos componentes internos do relógio, que não registram o volume real de água consumido no imóvel.

Para que o usuário entenda a substituição do hidrômetro e saiba entender alguns procedimentos que podem evitar o alto consumo e até verificar possíveis vazamentos, o Departamento de Comunicação da Autarquia (DCS), produziu um folheto com informações sobre a substituição preventiva de Hidrômetro. O material será entregue ao usuário quando houver a necessidade da troca.

Essa ação é realizada pelo Departamento de Hidrometria e Fiscalização do Saae e de janeiro até o dia 31 de março de 2021, foram feitas 6242 fiscalizações: uma média 2080 fiscalizações mensais, efetuadas em residências, comércios, indústrias, construções e terrenos não edificados.

Outra fiscalização muito importante está relacionada a constatação do aumento anormal de consumo de água, detectado quando da leitura do hidrômetro. Quando isso acontece, o fiscal orienta o usuário sobre as possíveis causas do aumento do consumo, muitas vezes ocasionado por vazamentos não visíveis. Além da orientação verbal, o usuário também terá o folheto explicativo.

Atualmente estão instalados 174 hidrômetros em poços artesianos para que seja possível calcular o quanto da água extraída do subsolo é descartada na rede coleta de esgoto. A instalação desses hidrômetros é uma determinação que o Saae tem de cumprir, em razão da legislação que regula o uso da água.