Museu do Mirim abre ao público no próximo sábado

04/05/2021 17:46h

Foto: Rose Parra DCS
Museu do Mirim abre ao público no próximo sábado

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), abre as portas para visitação do Museu do Mirim no próximo sábado (8). Um espaço onde o visitante terá a oportunidade de conhecer a história da Barragem do Rio Capivari-Mirim, do Sistema de Saneamento de Indaiatuba e passear pela trajetória de mais de 50 anos da existência da Autarquia, por meio de Totens, vídeos e da Expografia.

O espaço até então não havia sido liberado, devido a pandemia. Com o Plano de Flexibilização da Retomada Consciente do Plano São Paulo e seguindo as medidas sanitárias exigidas, o Museu do Parque poderá ser visitado de segunda-feira a domingo, no horário das 8h às 17h.

O Museu está localizado próximo à praça do monumento da Gota e do Mirante. A proposta do espaço é promover, junto ao cidadão de Indaiatuba e visitantes, um sentimento de pertencimento a esta relevante e fundamental autarquia municipal, focada na missão de promover a melhora na qualidade de vida da população e na salvaguarda do meio ambiente.

A exposição foi elaborada com o intuito de estimular o visitante a tomar partido e se comprometer com as boas práticas do Saae: Educação Ambiental, para melhorar a qualidade de vida da população e promover a efetiva preservação do meio ambiente.

A Expografia dentro do Museu, é a parte das atividades que visa à pesquisa de uma linguagem e de uma expressão fiel na tradução de programas de uma exposição. Ela abrange os aspectos de planejamento, metodológicos e técnicos para o desenvolvimento da concepção e a materialização da forma na comunicação com o público.

O Museu visa resgatar, e, incorporar à memória coletiva da cidade de Indaiatuba a importância e a fundamentalidade da participação do Saae no equilíbrio das relações com o meio ambiente e a qualidade de vida para a população.

“Entregamos para Indaiatuba e todos que quiserem conhecer, um local onde mostra, em especial, o período em que Indaiatuba se transformou em referência nacional, pela sustentabilidade ambiental e sua harmonia urbanística, sempre compatíveis com as exigências do tempo atual e planejando as demandas das futuras gerações”, resume o Superintendente do Saae, Eng. Sandro Lopes Coral.

• Redator(es): Rose Parra DCS