Grupo de trabalho do Programa Município VerdeAzul se reúne para discutir ações ambientais

VerdeAzul realiza reunião com grupo responsável para apresentar estruturação
15/04/2021 11:55h

Foto: Alyne Cervo RIC/PMI

Na terça-feira (13), à tarde, aconteceu na Fiec (Fundação Indaiatuba de Educação e Cultura) a reunião de trabalho do PMVA (Programa Município VerdeAzul) para discutir o planejamento das ações e dar prosseguimento à composição do relatório de dados do programa até o momento. O projeto é uma iniciativa do Governo Estadual, cujo enfoque é incentivar e auxiliar as prefeituras paulistas a executar políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável. Em 2021 completam 10 anos que Indaiatuba participa do projeto e neste ano o slogan é “Ação local por uma causa global”.

A proposta deste primeiro encontro foi apresentar aos representantes das secretarias participantes Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Obras e Vias Públicas, Defesa Civil, Relações Institucionais e Comunicação, Secretaria de Educação e Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) a estrutura que deve ser seguida e também discutir projetos de melhorias sobre educação ambiental. O encontro também contou com representante da Corpus Saneamento.

Para o diretor da Fiec e suplente do PMVA, Marco Secco, a estruturação vai acarretar na melhoria de pontuação para alavancar a classificação. “A ideia é criar uma estrutura que funcione e faça com que possamos obter maior destaque neste ano. Estamos em busca de subir o índice do nosso município para superarmos a posição que tivemos no último ano. Quanto mais itens exigidos conseguirmos entregar, mais próximo o município caminha rumo a um maior desenvolvimento sustentável.”, explica.

O Programa Município VerdeAzul tem 10 diretivas norteadoras: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Aguas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental. Essas diretrizes são desmembradas e formam mais 85 variáveis que direcionam o encaminhamento do programa para obter os resultados de pontuação. As diretivas levam em conta área, relevo, bioma, situação econômica, número de habitantes, litoral, planalto, entre outros critérios.

De acordo com o cronograma discutido na reunião ficou decidida a distribuição de tarefas entre os membros para a busca de dados, verificações de leis, adequações jurídicas e fiscalizações para criar ações que ajudem o município superar a última classificação.

O interlocutor município VerdeAzul Valdir Carvalho dos Santos falou sobre a expectativa para o ano. “Com a contribuição de cada um e com muita determinação, não tenho dúvidas que iremos ter uma ótima participação no PMVA 2020/2021”.

O superintendente da Fiec, Geraldo Garcia, informou que alguns projetos já estão em andamento, e que vão contribuir para melhorar a classificação da cidade no ranking. “Acho importante o envolvimento da população com os projetos do Município VerdeAzul, para que as ações realmente tenham o efeito esperado e vamos trabalhar para isso. A Fiec está bastante engajada na causa ambiental e é uma satisfação fazer parte desse grupo de trabalho”, ressaltou.

Programa Município VerdeAzul

O PMVA (Programa Município VerdeAzul) é vinculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente e foi lançado pelo Governo do Estado de São Paulo com o propósito de incentivar os municípios paulistas a instituir e manter a Estrutura e Conselho de Meio Ambiente.

Além disso, visa promover a interação do município com o estado com transferência de conhecimento e informação. A participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a preferência na liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop).

• Redator(es): Alyne Cervo