Prefeitura e Fatec dão início ao projeto que incentiva empresas ao comércio exterior

Evento online realizado na última terça (23) teve a inscrição de 92 empresários
24/03/2021 11:01h

Foto: Alex Jegorow RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba em parceria com a Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba, a Fatec, realizaram juntas, na noite desta última terça-feira (23), o 1º Fórum Online: Indaiatuba para o Mundo, projeto que tem o objetivo de incentivar empresas da cidade a começarem suas atividades no comércio exterior.

No total, 92 empresas se inscreveram em um encontro online com 50 minutos de duração. Na reunião foi apresentado o cenário favorável para determinados negócios no comércio exterior e divulgadas informações para os interessados. A Fatec vai selecionar, primeiramente cinco empresas a partir de dados demonstrados por elas para um projeto piloto com acompanhamento e coordenação do curso de Comércio Exterior da faculdade com apoio de uma universidade de Chicago, nos Estados Unidos. A proposta é avaliar os resultados e conforme as possibilidades ampliar a oferta desse apoio.

“Em 2020, Indaiatuba exportou US$ 332 milhões, hoje temos mais de 20.000 comércios, indústrias e estabelecimentos de serviços. Indústrias são 877 e comércios, 5.222, ou seja temos uma variedade em mercadorias, produtos e produções dentro do nosso próprio município. É importante contar com o apoio da Fatec e da universidade norte-americana com esse suporte aos nossos empreendedores, principalmente em um momento de dificuldade advinda da pandemia que assola o mundo”, comentou o prefeito Nilson Gaspar.

Na manhã desta quarta-feira (24) foram enviados os questionários para que as empresas interessadas em participar do projeto de capacitação e acompanhamento colaborativo que devem ser preenchidos e enviados de volta até 30 de abril.

Além do prefeito Nilson Gaspar, também fizeram uso da palavra a Secretária de Relações Institucionais e Comunicação Graziela Milani, do Secretário de Governo Luiz Alberto Cebolinha Pereira, o diretor da Fatec José Luiz Marques, o coordenador de Ensino Superior de Graduação Rafael Ferreira Alves, o Coordenador dos Projetos Colaborativos Internacionais Osvaldo Succi e a professora norte-americana Mona Pearl.

O projeto foi detalhado pelo coordenador do curso de Comércio Exterior da Fatec Ricardo Nóbrega, que apresentou detalhes e a importância de se voltar para as exportações nesse momento, além de enfatizar a importância do apoio das faculdades para a obtenção de resultados positivos. “O evento marca um novo momento para a cidade através do aumento da colaboração entre a Prefeitura, Fatec e as empresas locais, no sentido de se buscar uma aceleração da retomada das atividades empresariais por meio das exportações, que é o caminho mais rápido para a retomada dos negócios. Os problemas reais que as empresas selecionadas trarão para os alunos do curso de Comércio Exterior da Fatec Indaiatuba resolverem serão revertidos para as empresas em informações estratégicas importantes e, principalmente, gratuitas. Para a Fatec haverá um enriquecimento das experiências dos nossos professores e a Prefeitura poderá fortalecer o processo de inserção internacional das empresas da cidade, com potencial aumento de oportunidades para todos” comentou o professor.

• Redator(es): Gabriel Beccari