Indaiatuba oficializa adesão à edição 2021 do Programa Município VerdeAzul

Primeira reunião para abordar metas para o ano aconteceu nesta segunda-feira
08/03/2021 17:16h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Indaiatuba oficializa adesão à edição 2021 do Programa Município VerdeAzul

O prefeito Nilson Gaspar (MDB) participou da reunião que marcou a adesão de Indaiatuba à edição 2021 do Programa Município VerdeAzul, iniciativa do Governo Estadual que visa estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável. Sendo assim, a cidade se compromete a apresentar um plano de gestão ambiental, contendo ações, projetos, medidas, dados e metas para implantação e o desenvolvimento das diretivas previstas no programa.

Este será o 10º ano consecutivo que Indaiatuba adere ao Município VerdeAzul, que neste ano tem como slogan “Ação local por uma causa global” e desempenha um papel fundamental visando o desenvolvimento sustentável, como explica o gestor municipal. “Nossa cidade já evoluiu muito nessa área, mas continuaremos nos empenhando para melhorar ainda mais. Este programa atinge diversos parâmetros ambientais e por isso as ações planejadas e programadas dentro do Município VerdeAzul vão agregar muito no crescimento ordenado e sustentável da nossa cidade, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou Gaspar.

A reunião aconteceu nesta segunda-feira (08) na Prefeitura e contou com a participação de secretários municipais ou representantes das seguintes secretarias e órgãos: Urbanismo e Meio Ambiente, Obras e Vias Públicas, Defesa Civil, Relações Insitucionais e Comunicação, Secretaria de Educação, Fiec (Fundação Indaiatuba de Educação e Cultura) e Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Além de participar, o gestor operacional da Corpus, Luiz Paulo Martin Lopes Vargas, fez uma apresentação abordando as estratégias e o cronograma de ações.

O PROGRAMA

Vinculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

A participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a preferência na liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – Fecop.

• Redator(es): Darlene Ribeiro