Espaço cultural Museu Ferroviário receberá melhorias no prédio e restauração da locomotiva

Obras tem início no segundo semestre deste ano
02/03/2021 17:00h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Nesta terça-feira (02), o prefeito de Indaiatuba Nilson Gaspar e o superintendente da Fiec- Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura, Geraldo Garcia, e os Secretários de Obras e Vias Públicas, Robenilton Oliveira Lima, o Dote e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Leandro Dias de Souza, estiveram no Museu Ferroviário da Estação para inspeção do local que passará por melhorias.

A Estação que recebeu uma pintura do prédio em 2019, terá os telhados trocados e será cercada, o Prefeito Nilson Gaspar explica que os processos de reformas devem ser concluídos ainda este ano e visam aumentar a segurança do local. “A estação é um patrimônio histórico do município, chega a receber a visitação de seis mil pessoas anualmente, é de extrema importância mantermos a sua preservação e promovermos o acesso a Cultura aos Indaiatubanos e visitantes”, conclui.

Além do prédio, a locomotiva a vapor n° 10, fabricada em 1874 que pertenceu a D. Pedro II, receberá uma restauração no segundo semestre deste ano e será acompanhada pelos técnicos e mecânicos da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

O superintendente da Fiec, Geraldo Garcia, que participou do processo para trazer a locomotiva para Indaiatuba em 2002, explica que a Locomotiva foi cedida a Fiec para fins turísticos e culturais a cidade de Indaiatuba em convênio firmado com a ABPF. “A locomotiva foi a primeira peça a fazer parte do acervo do Museu Ferroviário, hoje o acervo tem mais de 500 objetos, itens importantes para a preservação da história da nossa ferrovia”, finaliza.

O Espaço Cultural Estação Indaiatuba Museu Ferroviário, foi inaugurado em 2004 e desde então tem sido administrado pela Fiec.

O museu fica localizado na Praça Newton Prado, s/n no Centro. No momento as visitações estão suspensas devido a pandemia Covid-19.

• Redator(es): Wanielly Amorim