Indaiatuba e Itu estudam proposta de qualificação profissional através da Fiec

Objetivo é oferecer cursos para suprir a demanda por profissionais em Itu
10/02/2021 15:38h

Foto: Mauricio Santaliestra
Indaiatuba e Itu estudam proposta de qualificação profissional através da Fiec

Na terça-feira (09), o prefeito de Indaiatuba Nilson Gaspar e a superintendente da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) Geraldo Garcia, receberam o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, e os secretário de Educação, Walmir Scaravelli e de Emprego, Olavo Volpato.

Geraldo explica que, o motivo do encontro foi aprimorar um projeto de qualificação profissional no munícipio de Itu “Fomos procurados pelo Prefeito Guilherme, que tem interesse na capacitação de profissionais para atender as demandas das empresas da cidade através da nossa infraestrutura”.

Gaspar, analisou a importância da parceria para região “Estudamos um termo de cooperação entre os municípios, algo que é totalmente viável e trará além de desenvolvimento, inúmeros benefícios para nossa região, gerando empregos e trazendo empresas”, concluiu.

O prefeito de Itu Guilherme Gazzola, explicou a proposta. “Conhecemos o trabalho da Fundação e queremos estudar o mercado de trabalho de Itu para oferecer cursos de qualificação para aprimorar o desempenho dos funcionários já contratados e preparar novos profissionais para as vagas disponíveis”, finalizou.

Também participaram da reunião o diretor de Desenvolvimento Empresarial, Iwan Morais Szewczuk e o chefe do departamento de Emprego, Rodrigo Macruz, a chefe de Gabinete, Luciene Artem, o assessor jurídico da superintendência, Dr. Ericson Fernando Tiribelli, a diretora, Eliane Geiss e a vice-diretora, Nilza Chavier.

Histórico

Em 2018, a Fiec foi a responsável pela qualificação de 130 jovens de Itu, nos cursos de Administração, Edificações, Informática e Logística através o Programa do Ministério da Educação, conhecido como Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que beneficia através do Mediotec, alunos da rede pública do ensino médio. Já em 2019, a prefeitura de Itu abriu processo seletivo para a contratação de estagiários para auxiliarem nas secretarias da prefeitura.

• Redator(es): Wanielly Amorim