Plano de Vacinação contra Covid-19 é alterado após redução de doses enviadas aos municípios

Profissionais da ‘linha de frente’ serão os primeiros receberem o imunizante
20/01/2021 11:56h

Foto: Divulgação

Em transmissão ao vivo realizada através das redes sociais da Prefeitura de Indaiatuba nesta terça-feira (19) o Prefeito Nilson Gaspar (MDB) informou que o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 sofreu uma alteração conforme o Plano de Imunização dos Governos Estadual e Federal e a redução de doses enviadas aos municípios. Desta forma, a orientação é que, inicialmente, somente os profissionais de saúde que atuam nos hospitais no atendimento a pacientes com Covid-19 (ou suspeitos) sejam imunizados.

“Na semana passada divulgamos o nosso plano de imunização de acordo com as orientações recebidas pela Secretaria Estadual de Saúde, que previam a vacinação a partir do dia 25 para profissionais de saúde e, na sequência, os idosos. No entanto, a Diretoria Regional de Saúde nos informou nesta semana uma redução importante no quantitativo de doses enviadas aos municípios, então, nesta primeira fase serão priorizados os trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente da doença. Esta é uma recomendação do Governo Estadual que temos que seguir”, esclareceu o prefeito.

E completou: “A cidade está preparada, temos os insumos necessários e a previsão é de recebermos as primeiras doses até sexta-feira (22). Daremos início à imunização em Indaiatuba o logo que recebermos a vacina”. O município receberá inicialmente 2.840 doses da Coronavac para a imunização dos profissionais que atendem pacientes com Covid-19 no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), Hospital Santa Ignês, Hospital Vera Cruz e UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

A secretária de saúde, Graziela Garcia, explicou os motivos pelos quais esses profissionais devem ser os primeiros a receber a imunização, conforme nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde. “Além dessas pessoas estarem mais expostas à doença por atenderem casos positivos, são elas que cuidam da comunidade. Se um deles se contamina, esse profissional de saúde precisará se afastar por um tempo do trabalho, então a perda para a população é grande”.

Para receber a dose o profissional precisa estar cadastrado no “Minha Vacina”, plataforma disponível na página inicial do site da Prefeitura de Indaiatuba www.indaiatuba.sp.gov.br. Nesta primeira fase a vacinação será realizada pelos profissionais da Secretaria de Saúde in loco nos hospitais acima relacionados. Por enquanto não haverá vacinação nos três grandes polos divulgados anteriormente: Centro Esportivo do Trabalhador, o Complexo Esportivo Morada do Sol e o Complexo Esportivo Campo Bonito. Os locais serão ativados conforme o município receber mais doses do imunizante. O estoque municipal de seringas é de 253 mil unidades e o de agulhas é de 589.100 unidades.

O Prefeito Nilson Gaspar reforçou ainda a importância das pessoas continuarem se protegendo. “A vacina foi produzida em tempo recorde, mas ainda vai demorar um pouco para que todos nós possamos nos imunizar, então, continuem se cuidando, usando máscara, álcool em gel e evitando aglomerações. Esse é um momento de prudência, responsabilidade e um pouco mais de paciência. Se Deus quiser nossa vida vai voltar ao normal. Da nossa parte continuaremos trabalhando incansavelmente e fazendo tudo o que for possível para vacinar a nossa população o quanto antes”, garantiu.

Também participaram da live a secretária de Relações Institucionais e Comunicação, Graziela Milani, e o médico Dr. Luiz Finotti, diretor de média e alta complexidade da Secretaria Municipal de Saúde.

CADASTRO

O cadastro na plataforma “Minha Vacina” disponível no site da Administração Municipal ou através do link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/saude/minha-vacina/ deve ser realizado por todos os profissionais de saúde que atuam na linha de frente, idosos e profissionais de institutos de longa permanência (cuidadores de idosos) e pessoas com mais de 60 anos. Aqueles que não tem acesso à internet podem efetuar o cadastro no Ponto Cidadão ou no Terminal Rodoviário “Maurílio Gonçalves Pinto”.

Logo que o município receber mais doses do imunizante, todas as pessoas devidamente cadastradas serão informadas via whatsApp, email e canais de comunicação da Prefeitura, sobre a data de imunização para cada um dos grupos. Até esta terça-feira (19) 24.295 pessoas já haviam efetuado seu cadastro no Minha Vacina, 5.019 trabalhadores da saúde, 17.919 idosos e 1.357 pessoas acamadas.

Dúvidas com relação ao Plano Municipal de Vacinação podem ser sanadas pelas redes sociais oficiais da Prefeitura (Faceboook: Prefeitura de Indaiatuba / Instagram: @prefeituradeindaiatuba), pelos WhatsApp da Prefeitura (19) 99773-4701 ou da Secretaria de Saúde (19) 99779-3856 ou também no site www.indaiatuba.sp.gov.br.

• Redator(es): Darlene Ribeiro