A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Gestão do prefeito Nilson Gaspar é marcada por premiações na área da Segurança Pública

Outras conquistas foram a Reestruturação da Guarda Civil e a formação da 16ª turma
17/12/2020 08:45h


Foto: Eduardo Turati - GC
Gestão do prefeito Nilson Gaspar é marcada por premiações na área da Segurança Pública

Nos quatro anos de gestão do prefeito Nilson Gaspar a Segurança Pública de Indaiatuba foi destaque em várias premiações estaduais e nacionais. Outras conquistas importantes foram: a Reestruturação de Cargos e Carreira da Guarda Civil; a formação da 16ª turma; e pela primeira vez na história, a Guarda Civil de Indaiatuba passou a ter uma comandante mulher.

Em 2017, Indaiatuba foi classificada entre os três municípios do país com os menores Índices de Vulnerabilidade Juvenis à Violência, divulgado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O índice foi desenvolvido pela Secretaria Nacional da Juventude em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Pela primeira vez na história, a Guarda Civil de Indaiatuba passou a ter uma comandante mulher. A Inspetora Marilsa Aparecida de Souza assumiu o posto em abril de 2017. Ela está há mais de 30 anos na Guarda, é formada em Pedagogia e possui duas pós-graduações: Gestão Pública, e Segurança Pública e Comando.

Em 2018, a Segurança Pública de Indaiatuba ficou em entre as 10 cidades menos violentas do Estado de São Paulo, segundo o Instituto Sou da Paz. Já no Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) junto com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Indaiatuba está entre as 10 cidades do país com menos violência.

Em 2019 a cidade comemorou o título de segunda cidade menos violenta do País, informação divulgada pelo Atlas da Violência – retrato dos municípios Brasileiros, elaborado pelo Ipea. Outra conquista foi a Reestruturação de Cargos e Carreira da Guarda Civil. Elaborada por uma comissão especial formada por guardas civis e representantes das secretarias da Administração e Negócios Jurídicos, a reestruturação tornou mais justa a progressão de carreira dentro da corporação. Neste ano também aconteceu a formação da 16ª Turma da Guarda Civil de Indaiatuba.

Em 2020 a Segurança Pública de Indaiatuba foi apontada como referência no Estado de São Paulo. A Corporação foi avaliada como a segunda colocada no Estado e a primeira do Interior Paulista. O ranking foi divulgado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Para fechar os quatro anos de gestão, mais uma vez a Segurança Pública de Indaiatuba foi destaque entre as cidades do Estado de São Paulo. No dia 14 de dezembro, o munícipio foi o único da RMC (Região Metropolitana de Campinas), com mais de 100 mil habitantes, dentre as 21 cidades paulistas premiadas pelo Programa Parcerias Municipais. Além do troféu, Indaiatuba conquistou um convênio de R$ 350.000,00, pela melhor performance em promover ambientes menos suscetíveis à roubos.

A ação tem como objetivo unir esforços com os municípios para reduzir as desigualdades regionais em três áreas prioritárias: educação, saúde e segurança. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo e está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e tem respaldo no Plano Plurianual do Governo do Estado para o quadriênio 2020-2023.

O prefeito Nilson Gaspar ressaltou que administrar uma cidade do porte de Indaiatuba é uma grande responsabilidade, e é necessário seriedade, transparência e planejamento. “Buscamos inovar e aplicar o que há de melhor em gestão pública para que possamos obter cada vez melhores resultados. Para nós o sucesso é medido pela qualidade dos serviços públicos que oferecemos e o cuidado que a Prefeitura tem com a população. Este prêmio é mais um reconhecimento de que estamos no caminho certo e quem ganha de fato, são as pessoas que vivem com mais segurança em nosso município. Há mais de 10 anos somamos o emprego de alta tecnologia com a valorização e treinamento de qualidade aos guardas, equipamentos de ponta e integração entre forças de Segurança para a prevenção e combate à criminalidade. Os resultados apareceram desde o início e têm se consolidado com o tempo. Vamos continuar inovando para avançar ainda mais, mantendo Indaiatuba nos mais altos patamares, sendo o que já é hoje, uma referência em Segurança Pública para o Estado, o País e até mesmo para o exterior”.

Para o secretário de Segurança Pública de Indaiatuba, Sandro Bezerra Lima, as conquistas de Indaiatuba em segurança é resultado do trabalho contínuo da Administração Municipal, que nas duas últimas duas décadas tem focado exclusivamente na qualidade de vida da população. “Em Indaiatuba temos investido continuamente em tecnologia, equipamentos, sistemas de inteligência e treinamento do efetivo da nossa Guarda Civil. O município também trabalha em parceria com as polícias Militar e Civil e essa integração das forças tem ajudado muito a manter bons índices. Estar entre os melhores municípios do em Segurança, é consequência de muito trabalho e planejamento a longo prazo”, comentou Lima.

Novas viaturas, Armamento e Proteção

Objetivando sempre o investimento em segurança, em 2020 o Governo de Indaiatuba entregou 14 novas viaturas para a Guarda Civil. Nove viaturas modelo Duster e duas motocicletas CB500X para o patrulhamento preventivo. Também foram adquiridos dois veículos Sandero para a Divisão de Inteligência e uma Trailblaser em sistema de comodato para a equipe do GAP (Grupo de Ações de Policiamento Especial).

Três carabinas táticas .40 e 44 pistolas 9mm, armamentos de maior calibre e precisão, também foram comprados neste ano, além de seis armas de incapacitação neuromuscular, conhecidas popularmente como pistolas de eletrochoque e 76 coletes balísticos.

A SSP também adquiriu seis miras holográficas para carabinas, lanternas táticas, bandoleiras e 325 conjuntos de novos uniformes para os Guardas Civis.

Corporação

A Guarda Civil é composta por 300 guardas e 74 viaturas, sendo 48 carros e 26 motos. Há os grupos especiais como ROMI (Ronda Ostensiva com Motocicletas de Indaiatuba), GAM (Grupo Ambiental), GAP (Grupo de Ações de Policiamento Especial) e o Canil.

Cursos de Qualificação



A Secretaria de Segurança Pública ofereceu durante o ano cursos de qualificação na área de segurança para os funcionários. Todos os guardas civis passaram por cursos de requalificação, oferecidos pela SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) quem tem duração de 80 horas. Outros 13 cursos também foram oferecidos, somando aproximadamente 201 horas de instruções.

COI

O COI (Centro de Operações e Inteligência) possui ferramentas digitais e equipamentos de última geração para monitoramento e fiscalização, como Câmeras Dome, que giram 360 graus e possuem zoom de grande alcance e acompanham situações suspeitas e orientam as ações da Guarda Civil.

Até dezembro deste ano mais de 148 milhões de passagens de veiculares foram registradas pelo COI. Neste ano foi assinado um convênio que possibilitou a interligação do COI ao CORTEX, um sistema de monitoramento veicular do Ministério da Justiça. Agora os veículos cadastramos no sistema de monitoramento do COI serão monitorados por todas as câmeras ligadas ao CORTEX e vice-versa. Desta forma se um carro roubado em outro estado e cadastrado no CORTEX entrar em Indaiatuba, um alarme soara imediatamente no COI.

Monitoramento

O COI, o Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil é responsável pelo monitoramento urbano e veicular da cidade. Hoje Indaiatuba conta com 314 câmeras de monitoramento urbano e veicular, além de 950 câmeras do projeto câmera cidadã, 36 câmeras policias utilizadas pelos Guardas Civis e 10 câmeras instaladas nas viaturas.

Em 2020 foram instaladas seis câmeras de monitoramento urbano na cidade: duas no Campo Bonito, duas no Jardim Morada do Sol, duas na Avenida Visconde de Indaiatuba, uma na Avenida dos Trabalhadores e uma na Avenida Presidente Vargas.

As equipes de T.I. do COI também iniciaram a implementação do sistema de leitura de placas veiculares pelas câmeras do monitoramento urbano e uma parceria com o DEPIN (Departamento de Informática da Prefeitura de Indaiatuba) interligou os alarmes e câmeras dos prédios públicos, como Casa do Autista, Pró-Memória, Terminal Rodoviário e outros ao COI.

Base GC

Pensando no bem estar do Guarda, após o reaparelhamento da academia em 2019, este ano a base da Guarda Civil recebeu um campo de futebol Society. Ela também passou por uma reforma no estacionamento e ganhou câmeras de monitoramento nas áreas internas e externas, para o reforço da segurança do local. O investimento nos equipamentos de monitoramento foi de R$93.898,30, já o campo e a reforma no estacionamento foram frutos de uma parceria entre as secretarias de segurança e de obras públicas. A equipe da Oficina Mecânica recebeu uma lavadora de alta pressão e uma nova bomba de calibragem de pneus.



Rede de Rádio e GPS

Para melhorar a comunicação entre o Centro de Operações e as Viaturas, em 2020 a Secretaria de Segurança Pública adquiriu quatro novas estações repetidoras, dois radio comunicadores para viaturas e 10 rádios comunicadores portáteis. Os equipamentos possuem novas tecnologias que melhoram o desempenho da comunicação. Um novo sistema de GPS também está sendo instalado nas viaturas. Ele mostra para o os operadores do COI a localização da viatura em tempo real, com uma taxa de atualização superior a do sistema antigo, o que garante um melhor gerenciamento da frota e um atendimento mais rápido da população.



Aplicativos



Em 2020 quatro aplicativos foram desenvolvidos pela Setor de Estatística e Desenvolvimento da Guarda Civil. O S.O.S. Caminho das Rosas é um aplicativo para celular, destinado a mulheres que possuem medidas protetivas. Ao encontrar-se em uma situação de emergência, basta a mulher acionar o app, que imediatamente o COI irá receber sua localização em tempo real e uma viatura será enviada para o local. Com o mesmo conceito do S.O.S. Caminho das Rosas, a Guarda Civil está no desenvolvendo de mais dois app’s: um destinado a comércios e outro a sítios e residências das áreas rurais da cidade.

O Quarto aplicativo é um sistema que funcionará em celulares embarcados nas viaturas. Através dele os Guardas Civis terão acesso a diversas ferramentas para a execução do trabalho no dia a dia.



Câmeras policias



Desde 2019 a Secretaria de Segurança vem implementado câmeras em seus agentes. Hoje a corporação conta com 36 câmeras policias, que são acopladas nos coletes balísticos dos Guardas Civis. Em 2020 foi dado início ao projeto de instalação de câmeras nas viaturas, que gravam todo o patrulhamento. Para este projeto foi investido u valor de R$70.000,00

Upgrade

Em 2019 o COI realizou o upgrade dos pontos de monitoramento da concha acústica e estacionamento do parque ecológico. A ação permitiu que os pontos operem no modo digital, garantindo mais rapidez na transmissão de dados e uma melhor qualidade de imagens. A equipe de Tecnologia da Informação do COI também realizou a troca dos projetores do COI, que agora passaram a operar em 4K, garantido melhor qualidade de imagem, possibilitando aos operadores ver detalhes que antes passavam despercebidos. Também foram comprados três novos servidores para o COI, que aumentaram a capacidade de armazenamento e de processamento das ferramentas utilizadas. No total mais de R$2 milhões de reais foram investidos em tecnologia neste ano.

DIN

Todas as informações e imagens processadas pelos sistemas de monitoramento urbano e veicular do município são analisadas diariamente pela Divisão de Inteligência. A equipe promove os primeiros levantamentos e encaminha relatórios para a Polícia Militar e para o setor de investigação da Polícia Civil. Em 2020 a divisão ganhou cinco novos computadores, mais potentes que possibilitam maior agilidade no trabalho dos agentes.

Monitoramento Veicular / Inteligência

Nesses sete anos da implantação do Sistema de monitoramento e da Divisão de Inteligência, foram gerados 1.021 alarmes com confirmação de leitura e 41 através da integração com o Cortex, 445 pessoas presas em flagrantes, 451 indiciadas e com 927 veículos de suspeitos apreendidos.

Essas ações e prisões, muitas delas de quadrilhas, só foram possíveis com o uso dessa tecnologia, que foi determinante na queda dos índices de criminalidade de Indaiatuba.

O Índice de Criminalidade de janeiro a outubro emitido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo aponta que em Indaiatuba obteve uma redução em relação a 2019 de -30,32% no número de roubos e -30,14% no número de furtos.

A Taxa por 100 mil Habitantes de Indaiatuba é a melhor da RMC (Região Metropolitana de Campinas) para furto e roubo de veículos. A taxa de Indaiatuba é de 64,01, perdendo somente para a cidade de Holambra, enquanto na RMC (Região Metropolitana de Campinas) é de 217,08.



Crim



A Central Regional de Inteligência e Monitoramento foi criada em Indaiatuba, no ano de 2012 e possibilita a integração de informações em tempo real entre as Guardas Civis e o monitoramento de veículos suspeitos entre as 24 cidades parceiras. Diariamente a Crim registra mais de 3,5 milhões de passagens veiculares.



Ocorrências

A Guarda Civil de Indaiatuba contabilizou até 1º de dezembro os números de ocorrências e 332 pessoas foram presas em flagrante; 20 menores de 18 anos apreendidos em flagrante; 55.870 porções de drogas apreendidas, que somaram mais de 170 quilos; nove pichadores detidos, nove armas/simulacros apreendidas e 34 foragidos da justiça recapturados.

Operações de Policiamento

A Guarda Civil realizou este ano mais de treze mil operações de policiamento específicas, como: operações saturação e patrulhamento focado, apoio a operações da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, entre outras.

Atendimento 153

O Coade (Centro de Operações, Atendimento e Despacho) recepciona todas as ligações da população e providencia o despacho das viaturas para as ocorrências. Os operadores possuem treinamento especial e estão aptos para o pronto atendimento e primeiras orientações. Em 2020 o sistema de telefonia fornecido pela operadora foi substituído do antigo par trançado para o sistema digital através de fibra ótica. O novo sistema garante mais clareza na comunicação e melhor qualidade dos áudios gravados no 153 para futuras auditorias. O contato com a Guarda Civil pode ser feito por meio do telefone 153. Até 1º de dezembro de 2020 foram registradas 67.754 chamadas.



Vizinhança Solidária

Devido a pandemia e suspenção de atividades com aglomeração de pessoas, as reuniões de implementação do projeto vizinhança solidaria foram suspensas. Mesmo assim antes do início da pandemia a Guarda Civil implementou 16 novas células na cidade, expandindo o projeto para um total de 83 células. O projeto é desenvolvido em parceria com a Polícia Militar e Conseg (Conselho de Segurança) e promove a integração dos vizinhos, que formam um vínculo de cooperação e contato direto com as forças policiais. A iniciativa tem apresentado resultados muito positivos com a grande diminuição da criminalidade onde é implantado.

Canil



O Canil da Guarda Civil conta com seis cães, cuja a principal função é combater o tráfico de drogas. O Canil hoje conta com os cães Lilo, Zoe, Iron, Duke, Bolt e Baruck. Lilo é um Golden Retriver, que atua como DogShow em apresentações da Guarda Civil. Zoe, Duke, Bol e Baruck são cães da raça Pastor Belga Malinois que estão atuando em situações de proteção e faro, assim como o cão Iron, da raça Pastor Alemão Cinza.



Defesa Civil

A Defesa Civil do município é acionada por meio do 153 da Guarda Civil e atua diante de situações de desastres naturais. O setor apoia a população em ações emergenciais e para isso conta com apoio de um Plano de Chamada.

Em 2020 foram realizados 30 combates a incêndios, juntamente com o corpo de bombeiros e 35 retiradas de árvores das vias públicas depois das tempestades ou arvores com risco de queda. Também foram feitas capturas e reinserção de 35 animais ao habitat natural. Neste ano foi comprada uma motosserra, uma motopoda e um capacete de proteção, investimento no valor de R$9.162,00

As principais ações foram: Operação Férias, que fiscaliza e conscientiza o do uso do cerol. Operação Verão; Operação Estiagem e Meteorologia Unesp. Além da inserção diária do Boletim e índices de umidade, velocidade do vento, pluviometria e U.V. e alertas meteorológicos quando necessário.

  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi / Eduardo Turati
  • Release N.º: 977

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba