A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Balanço da primeira gestão do prefeito Nilson Gaspar ressalta o destaque nacional obtido pela educação do município

Mais uma vez Indaiatuba é a primeira cidade no Estado de São Paulo e a segunda do Brasil com melhor Ideb
10/12/2020 09:00h


Foto: Arquivo - Eliandro Figueira RIC/PMI
Balanço da primeira gestão do prefeito Nilson Gaspar ressalta o destaque nacional obtido pela educação do município

O prefeito Nilson Gaspar encerra sua primeira gestão comemorando pela segunda vez consecutiva o destaque nacional obtido pela educação do município. Mais uma vez Indaiatuba é a primeira no Estado de São Paulo e a segunda do Brasil com melhor Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2019, entre as cidades com mais de 200 mil habitantes

A educação da Rede Municipal conquistou o índice de 7.4, superando a meta de 7.1 prevista para 2021 e a média das escolas públicas do estado de São Paulo, que é 6.5.

A Emeb “Osório Germano e Silva Filho” também repetiu o feito como a melhor escola do Estado com 8.8 no Ideb. Já as Emebs Áurea Moreira Costa (8.2) e Vicente Bernadinetti (8.1) se classificaram como a décima segunda e décima nona no ranking estadual.

O prefeito Nilson Gaspar ressaltou a importância em priorizar a educação em sua gestão. “Não podemos parar de melhorar o ensino nunca. O estudo é a chave do sucesso para garantir melhores oportunidades para nossas crianças. Investimento sério em educação é a solução para o desenvolvimento de um futuro promissor para nossa sociedade”, concluiu Gaspar.

Outro marco da gestão é a Emeb Profa. Elvira Maria Maffei, que está integrada no Espaço Avançar, e oferece o atendimento educacional na modalidade Educação Especial Exclusiva para 21 alunos autistas, menores de 18 anos. O Espaço Avançar assegura atendimento integrado e multidisciplinar para 250 autistas de Indaiatuba.

Para a secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, o fechamento do quadriênio de gestão prefeito Nilson Gaspar foi muito positivo e mostra que o trabalho realizado pelo município está na direção certa. “Graças a essa visão do prefeito Gaspar seguimos investindo ano a ano em prol da melhoria da qualidade da Educação para nossos alunos desde a creche”.

Entre 2017 e 2020 foram criadas mais de 2 mil novas vagas entre creche, pré-escola e ensino fundamental. Também duas novas escolas passaram a funcionar em período integral, a Emeb Padre Joaquim Aparecido Rocha, localizada no Jardim Tancredo Neves, e a Emeb Dom Ildefonso Stehle, localizada no Jardim Brasil.

Foram três novas creches: “Profª Marina Maschietto Magnusson”, no Parque Residencial Sabiás; “Profª Lúcia Steffen”, na Vila Teller, e “Profª Vera Lúcia Tachinardi Mizurini”, no Bairro Mato Dentro, além da ampliação da creche do Campo Bonito.

No início de 2020 foi inaugurada a Emeb “Prof. João Marinho Filho”, no bairro Cidade Nova, e concluídas as reformas e ampliações das Emebs do Parque das Nações e “Profa. Maria Cecília Ifanger”, na Vila Avaí.

Entre 2017 e 2020 a Prefeitura ampliou a Emeb do Parque Campo Bonito e a Emeb/Creche “Professora Janete Vieira Vaqueiro”, e reformou o prédio da Emeb “Professora Elvira Maria Maffei” para abrigar o Espaço Avançar.

Tudo isso sem contar as obras de repintura das unidades escolares que são contínuas. Estão em andamento quatro ampliações de escolas, com a construção de mais seis salas de aula na Emeb Professora Francisca Lucinda Bueno, no Jardim Lauro Bueno, e quatro salas na Creche Professora Maria das Dores Tasca Mendes, no Jardim Paulista II, entre outras melhorias.

A Emeb Doardo Borsari também está em obras e vai ganhar a tão esperada quadra poliesportiva coberta e com arquibancada. O prédio da Emeb Profa. Elvira Maffei, onde funciona o Espaço Avançar, é outra unidade que está em obras de ampliação, com a construção de uma nova piscina para o Espaço Avançar e dependências de apoio.

Sobre a Educação

A Secretaria executa e supervisiona a política municipal de educação, pelos níveis do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental, regular e supletivo, e do Ensino Médio, acompanha o desenvolvimento do ensino no município em todos os níveis. Executa o programa de alimentação em todas as escolas públicas do município e naquelas com as quais a prefeitura mantém convênios e promove a erradicação do analfabetismo.

A Secretaria de Educação na Educação Básica, atualmente possui 81 Unidades Escolares com 25.848 matriculados na Rede Municipal, sendo 5.570 na Educação Infantil, 13.216 no Ensino Fundamental, 21 na Educação Especial Exclusiva, 93 na Educação de Jovens e Adultos, 6.650 na Creche e 298 no atendimento Educacional Especializado. A Rede Municipal também possui 1.277 docentes, 541 monitores/ADE (Auxiliar de Desenvolvimento Educacional).

Educação e a pandemia da Covid-19

Minha Lição

Devido à pandemia da Covid-19 as aulas foram suspensas em 23 de março de 2020. Para manter uma rotina de estudos com os alunos da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria de Educação de Indaiatuba criou o Minha Lição, disponível no Portal da Educação. Através deste canal as atividades pedagógicas foram disponibilizadas e os pais puderam optar em acessá-las pelo computador, celular ou retirar as lições impressas na unidade escolar em que o filho está matriculado.

A secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, não concorda quando falam que 2020 foi um ano perdido. “Acredito que foi um ano de muito aprendizado, tanto para as crianças como para nós, adultos. As crianças se desenvolvem de formas diferentes, e mesmo longe da escola, elas estão aprendendo, seja fazendo as atividades, lendo um livro com a família ou fazendo uma lista de compras, por isso não concordo quando falam de um ano perdido”.

Rita agradece o empenho de todos os servidores e a dedicação das famílias. “Tudo que foi conquistado este ano só foi possível por conta da união entre a escola e a família, que não mediram esforços para se reinventarem e tornar o momento mais tranquilo. Graças ao trabalho em conjunto, hoje temos mais de 90% de nossos alunos fazendo as atividades, que são corrigidas pelos professores e depois devolvidas para a família. Assim o ciclo fecha de maneira muito positiva”, reforça.

A secretária enfatiza que 2021 será em ano muito desafiador. “Vamos ter um trabalho muito árduo no ano que vem. Faremos uma avaliação diagnóstica e uma adequação no currículo para a continuidade da aprendizagem de cada criança, pois sabemos que cada um chegará de uma forma diferente. A escola deverá estar preparada para entender e fazer a continuidade do aprendizado”, explica.

Rita diz que a expectativa é que as aulas retornem presencialmente em fevereiro. “Tudo indica que começaremos o ano letivo presencialmente em 2021, claro que com um protocolo rígido de segurança sanitária. Estamos preparados para receber nossos alunos e nossa aposta é entregar para nossas crianças o ano letivo que eles merecem e têm esse direito”, finaliza a secretária de Educação.

Minha Lição

Kit Alimentação

Com a suspensão das aulas devido a pandemia da covid-19 a Prefeitura de Indaiatuba entregou mais de 139 mil kits alimentação para os alunos da Rede Municipal de Ensino. As duas primeiras fases do benefício foram destinadas aos alunos cujo os pais eram cadastrados no Programa Bolsa Família. A partir da terceira fase, por determinação do prefeito Nilson Gaspar, todos os alunos passaram a receber mensalmente o Kit Alimentação.

O prefeito explicou que decidiu ampliar o benefício com a proposta de oferecer um reforço na alimentação dos estudantes da Rede Municipal, durante o período em que as aulas foram suspensas devido à pandemia. “Essa pandemia comprometeu não apenas a saúde pública, mas também a economia do nosso País. Muitos pais e mães perderam seus empregos, tiveram suas rendas reduzidas e estão passando por dificuldades financeiras, mesmo que temporariamente. Por isso optamos por montar esses kits de alimentos e entregar a todos os estudantes matriculados que estiverem precisando dessa ajuda. Na escola, a merenda é ofertada a todos os alunos, por isso é justo que todos também tenham direito de levar os alimentos para suas casas”, argumentou Gaspar.

Kit Material Escolar

Com objetivo de assegurar que todas as crianças tivessem condições para realizar as atividades proposta pelo Minha Lição, os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino receberam o Kit Material Escolar. O benefício é composto por itens de uso escolar de acordo com a necessidade da faixa etária.

  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 951

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba