Notícias

Prefeito Nilson Gaspar entrega Medalha João Tibiriçá Piratininga em comemoração ao aniversário da cidade

  • Publicação: 09/12/2020 10:30h
  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 946

Foto

Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI

Hoje, dia 09 de dezembro, Indaiatuba completa 190 anos e a data será comemorada com a entrega da Medalha João Tibiriçá Piratininga à professora doutora Jane Shirley Escodro Ferretti. A entrega da comenda foi realizada pelo prefeito Nilson Gaspar, no Gabinete, sem público e com os protocolos de segurança, em razão da pandemia de Covid-19.

A medalha João Tibiriçá Piratininga é a maior comenda da municipalidade e é entregue desde 1984, quando entrou em vigor a Lei nº 2.086. O objetivo é homenagear cidadãos que tenham prestado relevantes serviços ao município de Indaiatuba. A indicação do homenageado é feita pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba e aprovada pelo Executivo Municipal.

O prefeito Nilson Gaspar parabenizou a homenageada pelo importante trabalho realizado na Educação Municipal. “Hoje Indaiatuba completa 190 anos e nada mais justo celebrar a entrega desta medalha a pessoa que iniciou a construção da Educação Municipal. Se hoje nossa educação é destaque nacional, é porque lá traz a Jane com sua equipe construiu um caminho com trabalho sério, que continua sendo trilhado com muito zelo e responsabilidade pela Rita. Parabéns Jane e todos funcionários que dedicam suas vidas em ensinar com amor nossas crianças”, conclui Gaspar.

A homenageada, Jane Shirley Escodro Ferretti, agradeceu a todos e lembrou do início do trabalho como secretária de Educação. “Estou muito feliz em receber a Medalha João Tibiriçá Piratininga. Lembro que tudo começou com um grupo muito pequeno e foi crescendo aos poucos, plantamos uma sementinha que continua sendo regada e produzindo importantes frutos. Fico muito feliz por ter meu trabalho e de minha equipe reconhecido após tantos anos”, finalizou Jane.

Participaram da homenagem o vice-prefeito, Túlio Tomass do Couto, a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, a secretária de Cultura, Tânia Castanho, o superintendente do Pró-Memória, Carlos Gustavo Nobrega de Jesus, o presidente da Câmara, vereador Hélio Ribeiro, e o vereador Luis Alberto Pereira, Cebolinha.

Jane Shirley Escodro Ferretti

A professora doutora Jane Shirley Escodro Ferretti é graduada em Letras, com habilitação em Português e Inglês, e também em Pedagogia, com habilitação em Administração e Supervisão Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio. É mestra e doutora em Políticas de Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas.

Como educadora, desenvolveu uma carreira marcante ao longo de mais de 40 anos na gestão pública do município de Indaiatuba, tendo conduzido a equipe de implantação do projeto de municipalização do ensino na cidade, iniciando um trabalho que destaca a qualidade da Educação de Indaiatuba no cenário nacional.

Na Rede Municipal foi professora, coordenadora de escola, orientadora educacional, coordenadora do Ensino Municipal e diretora de Departamento da Educação, antes de ser nomeada Secretária Municipal de Educação, função que desempenhou durante cinco gestões consecutivas.

Também integrou a Comissão de Implantação da Fiec - Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura e a Comissão Especial de Estudos para Implantação da Fatec - Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, no município.

É professora universitária e tem artigos publicados em diversos livros e revistas da área de Educação. Atualmente, divide o tempo entre o trabalho acadêmico, a preparação de sua pós-docência e na realização de consultorias, com um indiscutível know-how em Políticas Educacionais adquirido ao longo de sua carreira pública.

A Medalha João Tibiriçá Piratininga será somada a outras tantas homenagens já recebidas pela educadora em reconhecimento à excelência de seu trabalho, como a Moção da Câmara Municipal de Indaiatuba pela classificação do município como “Cidade número 1 do Brasil em Educação” pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História; o Título Honorífico de Cidadão Benemérito Dr. Caio da Costa Sampaio, da Câmara Municipal; Título de Funcionária–Padrão da Prefeitura Municipal de Indaiatuba; Medalha Leonor de Barros Camargo, da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba; Título e Medalha “Companheiro Paul Harris Fellow”, do Rotary Club de Indaiatuba, a maior homenagem concedida por trabalho realizado com a comunidade; e a Medalha Líder Comunitária do Interior, concedida pelo Consabesp - Conselho Coordenador das Sociedades Amigos de Bairros do Estado de São Paulo.

Missa

Dia 09, às 19h30, a Paróquia Nossa Senhora da Candelária promoverá uma missa online em Ação de Graças pelo aniversário e pelos 190 anos de criação da Matriz. A missa será transmitida ao vivo pelo facebook da paróquia.


Notícias relacionadas