A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Fiec faz balanço dos últimos quatro anos com destaque para qualificação e infraestrutura

Cursinho Pré-Vestibular gratuito foi uma das grandes ações implementadas na gestão do prefeito Nilson Gaspar
07/12/2020 15:00h


Foto: Divulgação
Fiec faz balanço dos últimos quatro anos com destaque para qualificação e infraestrutura

A Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) é destaque nacional por ser uma escola pública municipal referência em ensino técnico. No contexto municipal, a Fundação é responsável pela formação de mão de obra qualificada e inserção de muitos jovens no mercado de trabalho através de parcerias com empresas.

Uma das grandes novidades da gestão do prefeito Nilson Gaspar (MDB) foi a implementação do Cursinho Pré-Vestibular gratuito na Fiec. O projeto foi sancionado através da Lei nº 7.168, e possibilita a preparação na modalidade semiextensiva para alunos de escolas públicas, ou particulares, desde que na condição de bolsista integral, para ingresso ao ensino superior. O curso conta com carga horária de 400 horas/aula e é ministrado no período noturno. A participação será feita via processo classificatório, com prova prevista para o dia 08 de setembro.

No quadriênio da administração municipal foram mais de 3.700 jovens capacitados através do convênio com o Governo Federal, no qual alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio da rede pública podem escolher entre 19 opções de cursos técnicos. Os eixos de atuação são: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Informação, Infraestrutura, Design, Segurança e Turismo, Hospitalidade e Lazer.

O prefeito Nilson ressaltou a importância da Fiec para o município. “Além de oferecer um ensino de qualidade que prepara os jovens para o mercado de trabalho, a Fiec cumpre um importante papel social com a comunidade através de projetos como o atendimento solidário e a inclusão digital. O cursinho pré-vestibular gratuito, implantado em minha gestão, é um motivo de muito orgulho. A ideia surgiu durante conversas que tive no Papo Jovem, uma ação que tem como objetivo escutar sugestões e reclamações dos jovens, que ajudam no desenvolvimento de projetos que atendam a população. Nestes encontros os jovens pediam reforço para poder prestar vestibulares importantes. Implementar este cursinho representa oferecer mais uma oportunidade de vida para estes jovens”, explicou Gaspar.



INOVAÇÃO

Com objetivo de atender aos interesses de alunos, ex-alunos e empresas que necessitam de profissionais especializados, a Fiec lançou em 2017 o Portal do Emprego, uma ferramenta gratuita com validade para o resto da vida profissional do candidato. Atualmente há 510 empresas cadastradas e um banco de dados com mais de sete mil currículos cadastrados.

Seguindo as tendências mundiais de inovação e tecnologia foi criado também em 2019 Centro de Inovação Tecnológica de Indaiatuba, CITec-Indaiatuba, para atender demandas de empresas do município e região em melhorias e soluções de processos e produtos, qualificação e formação profissional, networking, apoiando a interação entre empresas, profissionais e estagiários. Além disso, implementou o Tcc Startup, onde o objetivo é que os alunos em grupos interdisciplinares façam o desenvolvimento de trabalhos com abrangência em Empreendedorismo.



INFRAESTRUTURA

A Fiec contempla uma das mais completas infraestruturas do país com mais de 20 laboratórios para aulas práticas e ainda oferece auditórios e salas de aula equipados com sistemas multimídia e ar-condicionado.

Em 2018, inaugurou o Laboratório de Análises Clínicas para práticas acadêmicas, equipado com modernos equipamentos das áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise.

Em 2019, foram inaugurados a cantina para atender aos alunos, professores e a comunidade, o laboratório para desenvolvimento acadêmico dos cursos técnicos de cozinha e nutrição e a sala Coworking Parque, um espaço colaborativo para desenvolvimento de trabalhos de grupos interdisciplinares da Fiec, que gerem soluções para atender as demandas do mercado através de inovações tecnológicas

Em 2020 a Fundação buscando se manter à frente do seu tempo, aliando a tecnologia ao ensino e aplicando também metodologias ativas de aprendizado inaugurou a Sala Google for Education, ambiente focado no aprendizado por meio da tecnologia, onde os alunos tem acesso a chromebooks individuais, internet e a todas as ferramentas do google.



FIEC E A COMUNIDADE

Além de ser referência em ensino técnico e pela formação de mão de obra qualificada em diversas áreas, a Fundação também oferece o Programa Fiec e a Comunidade, responsável pelo atendimento de mais de cinco mil pessoas anualmente e que promove gratuitamente Atendimento Solidário, Aluno Saudável, Pintura em tela, tecido e artesanato, Doação de Sangue e o Programa de Inclusão Digital, que é destaque por ser um dos maiores projetos de inclusão no Estado de São Paulo.



AÇÕES DIANTE DA PANDEMIA



Em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a Fiec adotou o sistema de aulas EAD (Educação a Distância) para os alunos dos Cursos Técnicos e Tecnólogo. As aulas dinâmicas utilizam-se das mais diversas ferramentas que o Ambiente Virtual da Ferramenta Google for Education proporciona.

Os Professores foram treinados pela equipe de TI da Fiec, para usarem a plataforma e disponibilizarem as atividades pedagógicas. Foram utilizadas as ferramentas: vídeo/aula, meet, mural, chats para dúvidas, etc. Os alunos também foram orientados quanto ao uso da plataforma no desenvolvimento das aulas EAD.

Como a formação do aluno não pode ser substituída plenamente na modalidade EAD, devendo

cumprir as atividades práticas de laboratório para cumprimento da Carga Horária do Curso, foi criado um Plano de Retorno Gradual e Escalonada das aulas aprovado pelo Conselho Municipal de Educação de Indaiatuba, através do Parecer CME Nº 23/2020 de

02 de outubro de 2020, seguindo os protocolos sanitários instituídos pelos órgãos competentes: OMS, OPAS, regulamentações e decretos federais, estaduais e municipais.

Para cumprir o calendário acadêmico foi realizado a 2ª Edição da Feira de Ciência, Cultura, Tecnologia e Inovação (Inova Fiec), desta vez online, a feira reuniu cerca de 15 projetos de pesquisa em diversas áreas de conhecimento e com ênfase na Inovação e Empreendedorismo.

Mesmo diante desse cenário, a Fiec atendeu em 2020, 1.137 jovens e adultos dos cursos Técnicos provenientes do Vestibulinho, Formação Inicial e Continuada- FIC, Programa Novos Caminhos, Convênio com Empresa, Tecnólogo e Cursinho Pré-Vestibular.

Entre os meses de outubro e dezembro de 2020, a Fiec realizou processos seletivos do Vestibular, Novos Caminhos e Tecnólogo para o primeiro semestre de 2021, resultando em

480 vagas de qualificação técnica e superior.

Para 2021, ainda há previsão de mais 395 vagas do Formação Inicial e Continuada- FIC, 210 vagas para os cursos técnicos do Programa Novos Caminhos, 200 vagas para os cursos técnicos através do Vestibulinho e 120 vagas para o Cursinho Pré-Vestibular.

Devido a pandemia as ações sociais do Programa Fiec e a Comunidade foram pausadas, exceto a Doação de Sangue que se adequou as necessidades e orientações dos profissionais de saúde e adotou um sistema de agendamento online para retirada de senhas, a fim de evitar aglomerações. Devido essa ação, a Fiec recebeu em julho do Coordenador da Divisão de Hemoterapia, Dr. Fabricio Bíscaro Pereira do Hemocentro da Unicamp, uma moção de agradecimento pela realização da Campanha de Doação de Sangue e um Certificado de Instituição Parceira.

De acordo com dados estatistícos do SIGhemot (Sistema de Gestão de Hemoterapia) a parceria com a Fiec e o engajamento da população contribui para uma média anual de 2.300 candidatos e a coleta de 1.600 bolsas que são examinadas e posteriormente liberadas para a população da região.

O superintendente da Fiec, Prof. Mário Cesar Cobianchi, avalia como positivo o ano acadêmico e destaca o comprometimento dos professores nas aulas EAD “ Independente do período que vivemos diante da pandemia, eu destaco o envolvimento e a competência de todos os professores com as novas tecnologias. Através da parceria com o google for education foi possível oferecer aulas dinâmicas para os alunos e continuar com a nossa missão de qualificá-los”. Explica.

No quesito parcerias, Prof. Mário ressalta que, a Fiec estreitou o relacionamento com com as empresas, conseguindo atingir uma meta de parcerias para contratação de alunos “ Buscamos entender a real necessidade das empresas para contratação de mão de obra e preparamos os profissionais para os desafios reais a serem enfrentados no mercado de trabalho, o que garante uma boa porcentagem de empregabilidade dos nossos alunos”.

Por fim, o superintendente parabeniza a Prefeitura Municipal pelo realizado na cidade “Nosso município é o exemplo para muitas cidades, muitos índices positivos são conquistados graças ao comprometimento do governo de Indaiatuba através do Prefeito Nilson Gaspar e os secretários”. Agradece a equipe Fiec pelo empenho na missão de transformar alunos em profissionais “Todos os funcionários e professores exercem um papel importante na Fundação para atender a população, formar alunos e inseri-los no mercado de trabalho e esse trabalho merece todo o nosso reconhecimento. Obrigado a todos. Finaliza.



BALANÇO 2020



-Parceria com Governo Federal (Ministério da Educação) – Novos Caminhos

O programa criado pelo Ministério da Educação (MEC), com o intuito de impulsionar o ensino profissional no Brasil, visa garantir a melhoria no currículo de milhares de pessoas através de seus cursos gratuitos. Em 2020 através da parceria com o Programa Novos Caminhos a Fiec ofereceu 120 vagas para os cursos técnicos de Enfermagem, Edificações e Farmácia e 320 vagas para os cursos de Assistente Administrativo, Auxiliar de Farmácia de manipulação, Cuidador de Idosos, Inglês, Desenho da Construção Civil, Operador de Empilhadeira e Inspetor de Qualidade do Programa de Formação Inicial e Continuada- FIC.

- Vestibulinho

Foram oferecidas 320 vagas para os cursos técnicos regulares de Administração, Cozinha, Edificações, Informática, Logística, Mecatrônica e Química.

Tecnólogo

62 alunos cursaram o Tecnólogo em Processos Químicos em 2020.

Cursinho Pré-Vestibular

O curso semiextensivo, com carga horária de 400 horas, e integra a Lei n° 7.168/2019 atende semestralmente 120 jovens selecionados através de processo classificatório.

Convênio Empresa SEW

Através de parceria firmada a Fiec foi escolhida para dar a qualificação técnica para 40 colaboradores da empresa SEW no curso de Mecânica, e ofereceu ainda através da Academia Cisco o Curso Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na era da indústria 4.0 de 140 horas para mais 20 colaboradores da empresa.

Empregabilidade

A Central de Estágios mantém parceria com mais de 510 empresas privadas, Prefeitura municipal de Indaiatuba e órgãos municipais. Em 2020, 674 estagiários foram inseridos no mercado de trabalho, em atividade profissional remunerada e não remunerada. A Fundação possui um dos principais diferenciais em comparação a outras instituições de ensino técnico, pois ela emprega cerca de 80% de seus alunos.

Fiec e a Comunidade

O Programa é destinado gratuitamente a população de Indaiatuba e promove ações sociais em:

- Inclusão digital

Um dos maiores projetos de inclusão digital do Estado de São Paulo, conta com 14 Pólos em Indaiatuba. No primeiro bimestre de 2020, 1.365 pessoas realizaram inscrições para o curso, porém as aulas foram interrompidas em março devido a Covid-19.

O programa fornece aos munícipes o acesso a informação, através de aulas com fundamentos básicos, intermediário e avançado de informática. O programa também possibilita a inserção de alunos dos cursos técnicos no mercado de trabalho, já que estes são contratados como instrutores de informática para ministrar as aulas.

- Atendimento solidário

É realizado por professores e alunos do Técnico em Enfermagem e tem por objetivo atender pacientes em domicílio, que necessitam de assistência de enfermagem, promovendo o conforto, bem-estar e segurança ao paciente e a família e estimular o vínculo familiar à recuperação do paciente. Em 2020, foram realizados 30 atendimentos.

- Pintura em tela, tecido e artesanato

O programa serve como uma terapia ocupacional, trazendo benefícios em várias questões sociais e principalmente no âmbito da saúde.

O curso de pintura em tela, tecido e artesanato acontece no Museu Ferroviário de Indaiatuba, é aberto ao público e totalmente gratuito. Em 2020 foram realizadas 123 inscrições para o curso, porém as aulas foram interrompidas em março devido a Covid-19.

- Doação de sangue

A Fiec realiza ações sociais, e uma das mais importantes e reconhecidas é a Campanha de Doação de Sangue. Em parceria com o Hemocentro de Campinas, o evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibiliza uma ambulância durante todo o período de doação, seguindo normas da Unicamp. Compareceram 1.823 candidatos a doação e foram coletadas 1.451 bolsas de sangue até novembro de 2020.

Museu Ferroviário

A Fiec administra o Museu Ferroviário, que conta com acervo de 500 peças e é considerado um dos mais importantes pontos históricos de Indaiatuba, recebe anualmente aproximadamente seis mil visitantes do Brasil e diversos países. Em 2020, foi lançado o Acervo Virtual do Museu Ferroviário de Indaiatuba, que pode ser visitado através do site https://fiec.com.br/site/museu.

QUALIFICAÇÃO PARA MONITORES E AUXILIARES DAS CRECHES

Conforme as diretrizes estabelecidas na Lei Lucas n°13.722/2018, e atendendo ao pedido do prefeito Nilson Gaspar (MDB), a Fiec aplicou em 2019 o curso de primeiros socorros com ênfase no Cuidado e Proteção do Bebê para 571 monitores e auxiliares das creches. Desde 2010, antes mesmo da lei, a Prefeitura mantém em parceria com a Secretaria da Educação, o projeto de capacitação e atualização em primeiros socorros, tendo qualificado mais de três mil funcionários das escolas de Ensino Básico do município. O curso ministrado pelos professores da Fiec, tem carga horária de oito horas, e abrange conceitos, técnicas e práticas em primeiros socorros.

No período entre fevereiro e março de 2020 a Fiec também foi responsável por ministrar o curso de Administração de Medicamentos em unidades escolares municipais para 77 monitores.

  • Redator(es): Wanielly Amorim
  • Release N.º: 937

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba