Dois novos semáforos serão monitorados por radar para inibir avanço de sinal vermelho

Fiscalização inclui parada na faixa de pedestres
07/12/2020 11:02h

Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI

A Secretaria de Obras e Vias Públicas informa que dois pontos de semáforo serão monitorados por radar a partir da próxima segunda-feira (14): o cruzamento da avenida Presidente Kennedy com a rua Treze de Maio, no bairro Cidade Nova, e a confluência da avenida Fábio Roberto Barnabé – Marginal Esquerda com a rua João da Fonseca Bicudo, no Jardim Pau Preto. Nas duas avenidas, o equipamento será instalado no sentido do Parque Ecológico. O objetivo é inibir o avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres.

Conforme informou o Departamento Municipal de Trânsito, nos dois pontos estão acontecendo flagrantes constantes desse tipo de infração, o que motivou a intensificar o monitoramento nos locais. Na Marginal com a rua João Fonseca Bicudo, por exemplo, em 2018 foi instalado um repetidor de semáforo para permitir o acesso seguro de condutores de veículos que estão no Jardim Pau Preto e precisam acessar a Marginal, mas muitos condutores ignoram o primeiro equipamento, aumentando o risco de acidentes.

A Secretaria de Obras já estuda a instalação de radar também no cruzamento da avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé – Marginal Direita com a avenida Fábio Ferraz Bicudo. A data ainda não está definida.

No início deste ano, foi instalado um radar fixo no semáforo de pedestres localizado na avenida Francisco de Paula Leite, na altura do Sesi, que também faz o monitoramento do avanço de sinal vermelho e de parada sobre a faixa de pedestres, nos dois sentidos da avenida. O trecho é bastante utilizado por estudantes.

Outros seis semáforos da cidade também são monitorados por radar: avenida Ário Barnabé, no cruzamento com a Marginal Esquerda do Parque, no sentido Cristo; cruzamento da Rua 15 de Novembro com a Alberto Santos Dumont; avenida Francisco de Paula Leite na altura da Praça do Cato; dois radares nos semáforos do cruzamento da Marginal Direita com a avenida Ário Barnabé, sendo que a fiscalização eletrônica no trecho da Marginal também registra excessos de velocidade; e na Marginal Esquerda, esquina com a avenida Ário.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno