NOTA À IMPRENSA - Balanços dos estragos da chuva da terça-feira (17)

Mais de 170 funcionários estão empenhados no serviço
18/11/2020 10:18h

Foto: Eduardo Turati - GC
NOTA À IMPRENSA - Balanços dos estragos da chuva da terça-feira (17)

A Secretaria de Segurança Pública através da Defesa Civil de Indaiatuba informa que desde a noite de terça-feira (17), quando a cidade foi atingida por chuva com fortes ventos, trabalha para atender as ocorrências principalmente na região sul da cidade, onde foi registrado 29,1 milímetros na ETA III. Não há registros de vítimas até o momento. Mais de 170 funcionários estão empenhados para que a situação seja normalizada o mais breve possível.

A Defesa Civil continua disponibilizando o telefone 153 para que a população comunique eventuais ocorrências.

Defesa Civil

Entre as ocorrências registradas a Defesa Civil destaca a queda de mais de 30 árvores e mais de 10 imóveis sofreram destelhamento. Uma família teve que deixar a casa e está temporariamente em casa de parentes.

Secretaria de Obras e Vias Públicas

A Secretaria de Obras e Vias Públicas informou que além dos estragos na rede elétrica, que deixou principalmente a região do Jardim Morada do Sol e parte do Distrito Industrial sem energia, foram danificados mais de 60 postes de iluminação na zona sul da cidade.

A falta de energia e a força dos ventos também deixaram ruas sem semáforo. Doze semáforos foram danificados e muitas placas de trânsito e indicativas também foram arrancadas.

Na noite de ontem foram registrados pontos isolados de alagamento em virtude da intensidade da chuva, o que dificulta o escoamento da água. Uma equipe de Obras está nas ruas avaliando as condições dos bueiros, principalmente no Jardim Califórnia. Muitos pontos estavam com as bocas de lobo entupidas por lixos levados pela chuva.

Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente está com três frentes de limpeza nas ruas para a retirada de galhos e desobstrução das vias, sendo uma na altura do Jardim Tancredo Neves, sentido Rua 80; uma no Floresta Parque, descendo pelo Parque Ecológico, sentido centro, e outra próximo ao Center Jeans, descendo sentido bairro.

Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde informa que ocorreu diversos danos em seus equipamentos públicos, devido a tempestade na noite de terça-feira (17). A equipe de manutenção já está trabalhando para arrumar os pontos críticos.

UPA

Na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) entrou água pela tubulação do ar condicionado. O aparelho de raio X foi molhado e por isso não pode ser ligado até a equipe de manutenção liberar o uso, portanto esse serviço não poderá ser feito no dia de hoje. Nenhum paciente precisou ser transferido para o Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo).

UNIDADES DE SAÚDE

A UBS 04, UBS 7 e PSF Corolla tiveram falta de energia, inundação, perda de equipamentos eletrônicos e insumos por umidade, hoje alguns serviços estarão prejudicados, como coletas laboratoriais, atendimento da recepção e consultas médicas e de enfermagem. Nessas unidades a energia já foi reestabelecida e a equipe de limpeza já está trabalhando no local.

O Raio X do Mini Hospittal também não está funcionando, por conta de umidade e passará por manutenção na data de hoje.

É importante reforçar que os serviços estão prejudicados. A Secretaria de Saúde pede paciência à população para resolver as avarias e reestabelecer os atendimentos que estão prejudicados. Outras unidades de saúde não tiveram problemas graves e estão funcionando normalmente.

FARMÁCIA MORADA DO SOL

A Farmácia da Morada do Sol alagou com a chuva, ficará fechada para limpeza e será aberta depois das 10h. Não houve perda de medicamentos e danos ao prédio.

ATENDIMENTO 192

O atendimento de 192 ficou sem funcionar das 20h20 às 22h30 devido à queda de energia e problemas na operadora. Mesmo sem comunicação pelo telefone a equipe de emergência trabalhou em conjunto com Departamento de Trânsito, Bombeiros e Guarda Civil através de rádios e celulares

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi