Foto: Eduardo Turati - GC
Criada em agosto de 2006, a Lei Maria da Penha faz aniversário e para incentivar a reflexão e conscientização pelo fim da violência contra a mulher, surgiu a campanha Agosto Lilás. Em Indaiatuba, em setembro de 2018 foi criado o Programa de Prevenção à Violência Contra a Mulher – Caminho das Rosas, que vem conquistando resultados expressivos. Somente no primeiro semestre deste ano, foram atendidas 183 ocorrências e realizados 32 flagrantes (confira os dados abaixo).
A secretária de Cultura e idealizadora do programa, Tânia Castanho, ressalta a importância do Caminho das Rosas na prevenção e combate à violência contra a mulher. “É importante que as mulheres de Indaiatuba saibam que a administração municipal se preocupa com elas e que a Guarda Civil está pronta e preparada para prestar o apoio necessário”, afirma. “Apoio que se estende a outros parceiros do programa, como as secretarias municipais de Saúde, Esportes e Assistência Social”.
“Nosso intuito sempre foi deixar claro para as mulheres vítimas de violência doméstica que estamos preparados para ampará-las e orientá-las”, destaca Tânia. “Em um segundo momento, criamos ferramentas para que elas possam se proteger, como o aplicativo SOS Caminho das Rosas, que funciona como um botão de pânico para as mulheres com medida protetiva de urgência”.
Agilidade
O número de atendimentos de casos de violência doméstica entre os meses de janeiro a julho de 2020 aumentou 43%, em relação ao mesmo período de 2019. Foram 128 atendimentos no ano passado, contra 183 este ano. “Este aumento, com certeza, é resultado da agilidade no atendimento da Guarda Civil”, destaca a diretora da Guarda Civil, Inspetora Marilsa Souza. “Essa agilidade é resultado de diversos fatores, como um número bastante significativo de viaturas nas ruas e das ferramentas que possuímos, como o aplicativo SOS Caminho das Rosas, que nos permite localizar a viatura mais próxima da residência em que a mulher está pedindo socorro”.
Outro diferencial é o treinamento oferecido. “Dezesseis Guardas Civis fizeram o primeiro treinamento e agora são multiplicadores, ou seja, estão passando os ensinamentos para toda a Corporação”, ressalta Marilsa. “Os resultados que já alcançamos transmitem para a população maior confiança em nosso trabalho. Tudo isso é bastante significativo para o aumento de chamadas no 153, principalmente a agilidade no atendimento. Em algumas ocorrências, a Guarda chegou em três minutos ao local, evitando um feminicídio”.
Em Indaiatuba os casos de violência contra a mulher podem ser denunciados pelo telefone 153 (Guarda Civil) ou também pelo 190 (Polícia Militar).
Atendimentos*
Mês 2019 2020 %
Janeiro 25 26 4%
Fevereiro 14 29 107,1%
Março 19 36 89,5%
Abril 22 33 50%
Maio 13 22 69,2%
Junho 16 17 5,3%
Julho 19 20 5,3%
TOTAL 128 183 43%
Flagrantes*
Mês 2019 2020 %
Janeiro 5 6 20%
Fevereiro 6 6 0%
Março 5 6 20%
Abril 4 4 0%
Maio 5 2 -60%
Junho 5 4 -20%
Julho 5 6 -20%
TOTAL 35 32 -8,6%
* Dados do Setor de Desenvolvimento e Estatística da Guarda Civil