Cadastro para beneficiários do Banco de Ração está disponível no site da Prefeitura

Banco foi criado para receber e distribuir doações que cheguem ao município
06/07/2020 14:42h

Foto: divulgação

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente informa que inicia nesta segunda-feira (06) o cadastramento de pessoas ou entidades que necessitem receber doações do Banco de Ração. O cadastro deverá ser realizado exclusivamente no site da Prefeitura até o dia 15 de agosto. O acesso ao formulário está disponível na capa do site, por meio do ícone “Banco de Ração”. Podem se cadastrar apenas organizações da sociedade civil sem fins lucrativos do município; protetores independentes cadastrados no Compda (Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais); pessoas portadoras de transtornos de acumulação de animais, além de famílias em condições de vulnerabilidade social que possuam animais de companhia.

No formulário online, o interessado deverá fornecer endereço e documentos pessoais, se for pessoa física, ou da instituição, caso seja pessoa jurídica, além da quantidade e das características dos animais que possui.

O Compda fará a vistoria dos inscritos e todas as informações fornecidas serão checadas para validação do cadastro e posterior concessão do benefício. Portanto, a distribuição das rações arrecadadas será realizada somente mediante triagem e deliberação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais.

O Banco de Ração foi criado pela Prefeitura por meio da Lei nº 7.360/2020 e atende a uma solicitação do Compda - Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais. O objetivo do serviço é receber, coordenar e distribuir doações que cheguem ao município e, ao mesmo tempo, assegurar a promoção e proteção da saúde animal.

O veterinário responsável pelo Centro de Reabilitação Animal da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio ambiente, Adriano Mayoral, explica que a Prefeitura receberá as doações e distribuirá aos interessados após a triagem. “É importante esclarecer que a Prefeitura não está comprando e doando a ração. Quando o município receber doações através do Banco de Ração, os produtos serão repassados, sempre respeitando a ordem de prioridade e necessidade dos beneficiários cadastrados”, reforçou.

Com o Banco o município pode receber e armazenar produtos doados de estabelecimentos comerciais e industriais; provenientes de apreensões; doações de órgãos públicos ou de pessoas físicas e judicias; obtidas por projetos de patrocínio e também doações provenientes de condenações judiciais.

Amigo dos Animais

Para as doações voluntárias ao Banco de Ração, a Administração Municipal criou o selo “Amigo dos Animais” como uma forma de agradecimento às empresas, comércios ou pessoas físicas doadoras. As empresas e comércios também terão o cartaz “Empresa Amiga dos Animais” para expor em seus estabelecimentos. Esses cartazes terão espaços para a colagem dos selos que serão datados pelo mês da doação.

Qualquer pessoa ou empresa interessada em fazer a doação de rações pode entrar em contato com o Centro de Reabilitação Animal, pelo e-mail urbanismo.canilmunicipal@indaiatuba.sp.gov.br.

O CRA está localizado na rua Safira, 120, no Distrito Industrial Recreio Campestre Joia. Para mais informações, o telefone é (19) 3936-2782.

• Redator(es): s