Prefeitura de Indaiatuba faz mais uma ampliação no transporte coletivo urbano

Segunda ampliação do serviço ocorrida em apenas um mês já está em operação
29/06/2020 16:03h

Foto: Arquivo - Eliandro Figueira RIC/PMI
Prefeitura de Indaiatuba faz mais uma ampliação no transporte coletivo urbano

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio do Departamento de Transportes, vinculado à Secretaria Municipal de Administração, fez novos ajustes no transporte coletivo urbano, operado pela Sou Indaiatuba, que foi ampliado em 61% desde quando o município, em consonância com o Governo do Estado de São Paulo, estava em quarentena total, e apenas os serviços essenciais estavam em funcionamento. As 228 viagens diárias realizadas por 31 ônibus já haviam sido acrescidas em 30% no dia 11 de junho, e agora foram novamente ampliadas, totalizando 371 viagens nos dias úteis com 41 ônibus em circulação.

Os novos horários já podem ser conferidos a partir desta segunda-feira (29) no aplicativo da empresa, que pode ser baixado na Play Store para Android ou Apple Store para IOS buscando pelo app SOU. Após a redução do horário de funcionamento dos estabelecimentos de comércio e prestação de serviços não essenciais em Indaiatuba (iniciada em 25 de junho) e atendendo a algumas demandas de munícipes, foi necessário colocar mais alguns ônibus em circulação, conforme explica o secretário de administração, Orlando Schneider Vianna.

“Buscamos equalizar a oferta de viagens em relação à quantidade de passageiros transportados, por isso o monitoramento do transporte coletivo urbano de Indaiatuba continua sendo realizado continuamente. Trata-se de um serviço muito dinâmico porque é difícil prever demandas pontuais de passageiros em determinadas faixas horárias nesta situação de retomada parcial das atividades, especialmente fora dos horários de pico”, argumentou.

RETOMADA CONSCIENTE

De acordo com o Departamento de Transportes, em fevereiro deste ano, com frota operacional de 65 ônibus, foram transportados 634.218 passageiros, média de 30.200 por dia útil. Já em maio, segundo mês efetivo de pandemia, com operacional de 31 ônibus, foram transportados 116.768 passageiros, média de 5.307 por dia útil, ou seja, 517.450 passageiros deixaram de utilizar o serviço, o que representa 81% do total.

Orlando lembra que a reabertura consciente do comércio não significa uma volta total à normalidade, como muitos acreditam. “Diferentemente do que muitas pessoas afirmam, ainda estamos com um quantitativo de passageiros muito menor do que tínhamos antes da pandemia. Com a retomada consciente do comércio são transportadas, em média, 6.300 pessoas diariamente na cidade, ou seja, apenas 20% das mais de 30 mil pessoas que utilizavam o transporte coletivo urbano diariamente”, enfatizou o secretário.

O Departamento de Transportes reforça que sempre que o usuário quiser fazer pontuações ou reclamações com relação à determinada linha de ônibus, é importante informar data, horário, local, linha e prefixo do ônibus para que seja feita a apuração e o devido ajuste, conforme necessidade. Continua sendo obrigatório o uso de máscara no transporte coletivo como medida de combate à pandemia do novo coronavírus. O Departamento de Transportes atende de segunda a sexta-feira das 8h às 17h pelo telefone (19) 3894-2049.

• Redator(es): Darlene Ribeiro